Uma experiência intensa de trabalho e dedicação

Como noticiado na sessão do Conselho Superior da última sexta-feira, a partir de amanhã, dia 11 de fevereiro de 2022, não ocuparei mais o cargo de Presidente da APADEP, por renúncia, a fim de concorrer de maneira desincompatibilizada ao cargo de Defensor Público-Geral nas próximas eleições. Serei sucedido pelo colega Rafael Galati Sábio.

A experiência à frente da Associação por dois mandatos consecutivos foi bastante significativa para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Foram anos difíceis, com retrocessos políticos e econômicos concomitantes a contínuos ataques ao serviço público. Com a atuação de diretoras e diretores dedicados e qualificados conseguimos, contudo, superar diversos obstáculos, conter danos e avançar em pontos importantes.

O trabalho jurídico nos Tribunais Superiores culminou com a desnecessidade de inscrição nos quadros da OAB para o exercício do cargo de defensora/or público e, em apoio à ANADEP, logramos formar maioria no STF para declarar inconstitucional a lei estadual que destina parcela do FAJ aos convênios de assistência suplementar. No momento, estamos colaborando ativamente e prestando todo apoio para a declaração de constitucionalidade da prerrogativa de requisição da Defensoria Pública.

A atuação política da diretoria da APADEP foi importante para a aprovação do PLC 49/2018, que trouxe vantagens administrativas e remuneratórias para a carreira. A entidade também participou intensamente da resistência à reforma administrativa no Congresso Nacional e lutou contra os retrocessos da reforma previdenciária, em relação à qual foram ajuizadas diversas ações.

Internamente, a alteração estatutária para a promoção de expressivos avanços na equidade de gênero e étnico-racial, além da maior inserção das associadas e dos associados aposentados, foi um marco relevante da nossa gestão e contou com o apoio de significativa parte da categoria.

Estivemos presentes nos grandes debates que ocorreram no Conselho Superior e fomos incisivos nas indispensáveis cobranças e propostas feitas junto à Administração, a fim de proteger direitos e promover melhorias estruturais e remuneratórias. Importantes exemplos dessa atuação foram a proposta de criação do auxílio saúde, o cumprimento da deliberação da licença paternidade, a realização de reunião aberta do Conselho para discutir a pauta remuneratória e a proposta de melhoria da gratificação das atividades de especial dificuldade.

Muitas foram as experiências e lutas enfrentadas em quase quatro anos. Mas, de modo geral, creio que a principal função das duas diretorias que tive a honra de presidir foi a de promover o sentimento de comunidade entre as defensoras e os defensores públicos. Por meio da representação política e judicial, de uma comunicação moderna e próxima, e de diversos eventos e formas de confraternização, a APADEP buscou alcançar e beneficiar cada associada e associado de maneira individual e coletiva. Acredito que cumprimos nosso papel!

Agradeço, portanto, a toda carreira pela oportunidade de presidir a APADEP e a cada diretora e diretor, conselheira e conselheiro da entidade, pela dedicação e atuação conjunta. Nesse ponto particular, gostaria de enaltecer o trabalho desenvolvido por Débora Pezzuto, Aline Penha e Rafael Galati, a quem desejo sucesso na continuidade do mandato.

Muito obrigado!

Augusto Barbosa

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes