Apadep no Conselho 10.12.21

721ª Sessão Ordinária- CSDP 
10 de dezembro de 2021 | Sessão São Sebastião

DESTAQUE:

  • Inauguração da unidade São Sebastião

Vídeo da sessão: https://bit.ly/CSDP_SO721

A sessão foi iniciada com a cerimônia de inauguração da Unidade São Sebastião, que teve a presença de conselheiras/os, autoridades locais e servidoras/es. O coordenador da unidade,  Filovalter Moreira dos Santos Junior discursou em agradecimento à DPG e falou sobre a importância da Defensoria ampliar sua capacidade de atender todo município, destacando o atendimento itinerante que foi iniciado nesta semana com a van da Defensoria.

Defensoras e defensores lembraram o início do atendimento no município, quando a Defensoria Pública ocupava apenas uma sala no fórum local. Debora Pezzuto, representando a Apadep, falou sobre o momento simbólico envolvido na inauguração de uma nova unidade da Defensoria, pois representa o crescimento da Defensoria enquanto instituição e melhoria do alcance e da qualidade do atendimento à população.

Florisvaldo Fiorentino falou sobre o cumprimento de um papel que tem relação com a razão de ser da Defensoria Pública, entregando um espaço digno à população. Parabenizou todas/os colegas empenhados no desafio de levar assistência para toda a comarca de São Sebastião. Elogiou o trabalho da Dra. Alessandra Pinho, atualmente coordenadora da Regional São José dos Campos, que iniciou o trabalho da Defensoria em São Sebastião. Parabenizou também colegas e servidoras/es que atuam na unidade. Agradeceu à Secretaria da Cultura que cedeu o espaço do prédio. Agradeceu, ainda, às equipes da CGA e CTI. Desejou sucesso a todas/os.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 6.png

Florisvaldo Fiorentino saudou os presentes parabenizando a todas/os pela inauguração da nova Unidade São Sebastião e agradeceu pela presença. Reforçou os agradecimentos pela acolhida da unidade ao CSDP. Afirmou que a data marca o desafio de levar o acesso à justiça para a população vulnerável. 

Informou que nesta semana foi concluída a primeira etapa do processo de seleção de estagiários de pós-graduação, com nível satisfatório de candidatos. Parabenizou o DRH pelo trabalho.

Falou sobre o cenário de discussão e votação da LOA, que disciplina como o estado executará seus recursos e que a DPG segue trabalhando junto aos parlamentares para dialogar sobre a composição da receita e do cenário atual. Contou que houve uma reunião como deputado relator Adalberto Freitas (PSL) e há a perspectiva de que a LOA seja votada na próxima semana. 

Também na Alesp, com o envolvimento das associações, tem ocorrido o diálogo com parlamentares sobre diversos temas de interesse da DPE, especialmente o PL 49, inclusive com o presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari.

Comunicou que ontem aconteceu a última reunião do Condege em 2021, quando foi discutido e aprovado o termo de cooperação envolvendo o GAETS que avança em temas importantes como base de apoio estratégico, com possibilidade de atuação perante outros órgãos como o CNJ e o CNMP. Agradeceu ao colega Rafael Muneratti que tem sido um interlocutor junto ao GAETS.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 7.png

Bruno Gozzi (00:11:57), coordenador da ASDPESP, parabenizou a todas/os que trabalharam pela inauguração da Unidade São Sebastião. Falou sobre a perspectiva de expansão da instituição e incremento do quadro de oficiais e oficialas. Reforçou o pleito pelo aumento do quadro de servidoras/es em 2022. Reforçou a importância de se realizar uma reunião com as/os aprovadas/os no concurso de ingresso na DPE.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8.png

Debora Pezzuto (00:19:04), diretora da APADEP, reiterou os cumprimentos a todas/os envolvidos na concretização da meta que representa ampliação de acesso à justiça.

Informou que a Apadep também esteve presente na Alesp para reuniões com parlamentares para reuniões sobre o projeto orçamentário e também sobre o PLC 49 para reforçar a importância do projeto e aprovação do orçamento da Defensoria de forma íntegra. A Apadep dialogou com os deputados.

Informou que recebeu relatos de pessoas que foram candidatas ao estágio de pós-graduação, mas não tiveram seus nomes nas listas de aprovados, nem de não aprovados. 

Comunicou que houve AGE da ANADEP, na qual foi feito balanço das pautas jurídicas e legislativas que vieram com muita força neste ano. Outro ponto importante foi a discussão sobre seguro saúde nacional. A parceria ainda não foi firmada, mas tanto Apadep quanto ANADEP estão empenhadas na busca de um plano com cobertura abrangente.

Reforçou o convite para participação na campanha Conexão Solidária nesta época de Natal. 

Alex Seixas (00:24:00) considera que a inauguração da Unidade São Sebastião como uma retomada da expansão da DPE e prenúncio de tempos melhores. Parabenizou as/os colegas da regional. Falou sobre as comunidades tradicionais do litoral e a importância da Defensoria. 

Luís Gustavo Fontanetti (00:26:05) falou sobre a felicidade pela inauguração da unidade e citou a fala do coordenador Filovalter Jr. sobre as diversas atividades que já foram realizadas, sendo tudo possível porque a Defensoria conseguiu abrir essa nova frente. Agradeceu pelo trabalho árduo de tantas pessoas da Administração e da Unidade, na pessoa do Terceiro Subdefensor Gustavo Minatel, do coordenador da CGA, Luiz Bressane, e especialmente da colega Alessandra Pinho que ao longo do tempo batalhou para que São Sebastião tivesse uma unidade própria, num espaço digno. 

Luiz Felipe Fagundes (00:29:55) parabenizou pela inauguração da nova sede. Fez homenagem especial à defensora Alessandra Pinho e ao colega Filovalter Jr, com destaque pelas diversas atividades que já estão sendo realizadas. 

Agradeceu pelo empenho da Apadep e da DPG na Alesp, tratando de projetos de interesse da carreira. 

Cecilia Cardoso (00:32:10) manifestou felicidade pela inauguração da nova unidade. Considera que a abertura de uma unidade com espaço para atendimento digno e para o exercício digno das atividades é importante. Parabenizou a todas/os pelo esforço em demonstrar a necessidade que existe na ponta. Demonstra que a DPE não é feita somente pelos colegas que ocupam espaços de poder, mas é feita pelo trabalho organizacional de cada defensora e defensor. Parabenizou a colega Alessandra Pinho e o colega Filovalter pelo empenho e por participarem ativamente nessa mudança institucional. Parabenizou a administração atual e anterior.

Perguntou se há previsão sobre a conclusão do processo de estagiários de pós-graduação para que os candidatos possam ser chamados. 

Rodrigo Gruppi (00:36:28) apontou a longa extensão da cidade, o que torna relevante a estruturação de uma unidade, como tem sido feito pela unidade. Parabenizou as/os colegas pelo excelente trabalho. Destacou a racionalidade do uso das verbas da Defensoria Pública. Parabenizou a servidora Bruna Cunha Machado e a coordenadora de São José dos Campos, Alessandra Pinho.

Falou sobre a pré-conferência que teve 25 propostas e agradeceu Carla Mauch que conduziu a reunião quando houve problemas de conexão.

Agradeceu pela oportunidade de contato presencial na sessão.  

Mara Ferreira (00:41:05) disse que cada unidade nova é um tijolo na consolidação do modelo público de assistência e fortalecimento da DPE. Parabenizou as/os colegas que inauguraram o atendimento cível, além do atendimento itinerante e outras atividades. 

Gustavo Minatel (00:43:02) parabenizou a todos/os pelo sonho realizado. Falou sobre a preocupação territorial com o acesso da população à Defensoria. Para a população é fantástico contar com a instituição e também com pessoas com tanta qualidade técnica e humana. Afirmou que há preocupação com a composição do CAM da unidade para fortalecer a equipe e em breve será feita a composição.

Respondeu à Apadep sobre os nomes de interessados que não encontraram seus nomes na lista do processo seletivo de estagiários de pós-graduação. Solicitou que sejam enviados os nomes para que seja feita a verificação. Assim que houver conclusão em relação às/aos cotistas, o processo será ultimado. A previsão é para a primeira quinzena de janeiro. 

Agradeceu à Alessandra e ao Filovalter, colocando-se à disposição para atender a unidade em qualquer necessidade.

William Fernandes (00:48:08), Ouvidor-Geral, informou que foi realizada na segunda-feira a entrega do prêmio Justiça para Todos e Todas. Externou os parabéns a todas/os homenageadas/os, além de agradecer pela presença de todas/os.

Sobre as temáticas da prerrogativa de requisição e das ouvidorias externas, têm sido realizadas uma série de reuniões com autoridades e sociedade civil. 

Na terça-feira aconteceu a última reunião do ano do Conselho Consultivo da Ouvidoria que produziu uma nota sobre o processo de debate em relação à cisão do NUDDIR.

Informou que falta somente uma roda de conversas para concluir o debate sobre a proposta de deliberação sobre a atuação extrajudicial da Defensoria Pública. Há uma série de iniciativas exitosas neste sentido e como resultado do debate, serão levadas uma série de apontamentos aos integrantes do CSDP. 

Florisvaldo Fiorentino (00:55:07) afirmou que será solicitado que o DRH verifique os casos de nomes que não foram encontrados na lista de candidatos do processo seletivo de estagiários de pós-graduação. Afirmou que na próxima sessão do Conselho trará uma previsão concreta de término do processo que, acredita, deverá ocorrer até o final do mês de janeiro.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 9.png

Processo SEI nº 2021/7751 (00:56:25) – pedido de remoção por permuta

Relatora Mara Ferreira leu voto pelo deferimento da remoção por permuta

Aprovado por unanimidade


 


 

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes