Termina no dia 30 o prazo para inscrição na lista de desvinculação da OAB

Termina na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, o prazo para inscrições em uma nova lista de interessadas/os em constar dos autos da execução provisória (Processo n° 5027775-83.2018.4.03.6100, em trâmite na 22ª Vara Cível Federal de São Paulo).

Interessadas/os devem manifestar expressamente que desejam fazer parte da nova lista e informar o nome completo, por meio do WhatsApp da APADEP (11) 97619-2515, ou pelo e-mail apadep@apadep.org.br, indicando no assunto: LISTA DE DESVINCULAÇÃO OAB.

IMPORTANTE: somente integrarão a lista de desvinculação as/os Defensoras/es que enviarem formalmente seus nomes completos para a associação pelos meios acima indicados.

Associadas/os que integraram as listas anteriores NÃO precisam se manifestar.

Associadas/os que não desejam integrar a nova lista também NÃO precisam se manifestar.

Importa destacar que a decisão no RE 1.240.999 ainda não transitou em julgado e é cabível a oposição de embargos de declaração pela OAB. Nesse sentido, a APADEP prossegue com o andamento da execução provisória e em breve dará informações relativas à anuidade de 2022, levantamento de anuidades depositadas em juízo e outros efeitos da decisão que serão objeto de execução definitiva.

Dúvidas frequentes

1. Se eu não quiser figurar na lista da execução provisória neste momento, a APADEP apresentará novas listas no futuro?

A APADEP apresenta uma nova lista a cada semestre, diante da lógica de que no mandado de segurança coletivo ocorre substituição processual, o que não exigiria autorização prévia ou lista prévia de beneficiários/as, requisito aplicável às ações ordinárias, em que ocorre hipótese de representação processual, conforme decidido pelo STF em sede de repercussão geral no RE nº 573.323 (tema 82) e RE nº 612.043 (tema 499).

Assim, entendemos que não há vedação à apresentação de listas sucessivas no mandado de segurança coletivo impetrado pela APADEP.

2. Tenho inscrição na OAB em outro Estado. Posso figurar na lista da execução provisória?

A ação foi ajuizada contra a OAB/SP, ou seja, a decisão proferida no MS tem como limite subjetivo as Defensoras e Defensores Públicos/as que tenham inscrição na seccional da OAB/SP. Assim, nesses casos, entendemos que a Defensora ou Defensor Público inscrita/o em outra seccional deverá requerer a baixa junto a OAB em que mantém sua inscrição e, a partir do pedido de baixa, poderemos ter duas situações:

a) A outra seccional da OAB, assim como a de SP, por algum motivo rejeita a baixa na inscrição e então ingressaríamos com alguma medida visando à desvinculação;

b) A outra seccional da OAB não cria problemas no ato da baixa, mas a OAB/SP tenta realizar inscrição compulsória, considerando a atuação no Estado de São Paulo, hipótese em que a Defensora ou Defensor estaria abrangida/o pela decisão e nos oporíamos a essa postura da OAB/SP na ação coletiva, como um descumprimento a decisão do STJ, ou eventualmente por meio de outra medida judicial.

De qualquer forma, a Defensora ou Defensor com inscrição em outro Estado poderia constar da lista, fato que poderia ter algum efeito na OAB em que mantém sua inscrição, o que também serviria como fundamento para eventual medida futura em face de OAB de origem ou da OAB/SP, na linha da estratégia acima.

3. Tenho inscrição na OAB em outro Estado e fui inscrita/o pela OAB compulsoriamente em São Paulo. Posso figurar na lista da execução provisória?

A decisão proferida no RESP 1670310 tirado do MS impetrado contra a OAB de São Paulo reconheceu “(…) a desnecessidade de inscrição na ordem dos advogados para que os Defensores exerçam suas atividades profissionais”, o que, de forma ampla, abrange não só a inscrição principal, como também a inscrição suplementar.

Assim, as Defensoras e Defensores com inscrição principal na OAB em outro Estado, inscritas/os compulsoriamente de forma suplementar pela OAB de SP, podem integrar a lista de execução, com vistas a afastar a inscrição suplementar realizada pela OAB/SP.

4. Preciso pagar as parcelas da anuidade de 2021 a partir da nova lista? Podemos fazer o depósito judicial dos valores cobrados?

A partir da desvinculação, não será possível realizar o pagamento de parcelas de 2021 remanescentes diretamente à OAB ante o rompimento do vínculo. Também não será possível a consignação das parcelas restantes deste ano, considerando a diversidade de situações individuais e parcelamentos em um mandado de segurança coletivo. A consignação dos valores da anuidade somente será realizada a partir da anuidade de 2022, após novo comunicado da APADEP, em janeiro do ano que vem, e a depender do trânsito em julgado da decisão do STF.

5. Quem optar pela desvinculação terá que fazer o exame da OAB para ser posteriormente inscrito na Ordem?

O Provimento 136/2009 da OAB prevê em seu artigo 7º que o certificado de aprovação tem eficácia por tempo indeterminado, de forma que entendemos que as Defensoras e Defensores poderão requerer a inscrição na OAB, sem a necessidade de realizar novo exame.

6. Tenho plano de saúde por meio da OAB. Posso figurar na lista de execução provisória?

O plano de saúde da OAB/SP (CAASP – https://www.caasp.org.br/duvidas.asp) é exclusivo às pessoas inscritas na OAB ou dependentes – ou seja, a baixa na inscrição prejudica a condição de elegibilidade do plano coletivo por adesão. Assim, nessa hipótese, há o risco provável da beneficiária ou beneficiário ser excluída/a do plano de saúde, além de outras consequências.

7. As Defensoras e Defensores que a época da ação tiveram o cancelamento da inscrição indeferido tem direito a restituição dos valores das anuidades?

Consta da inicial o pedido de ressarcimento dos valores correspondentes às anuidades desde a impetração do mandando de segurança, em relação às Defensoras e Defensores que à época tiveram os pedidos de cancelamento da inscrição junto a OAB indeferidos. Tal questão não será discutida na execução provisória (desvinculação), mas por ocasião da execução de futura decisão definitiva.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes