Editorial Quatro anos sem aumento!


A   Defensoria   Pública-Geral   não   promove,   desde   outubro de   2017,   qualquer   medida   de   reajuste   da   remuneração   das defensoras e defensores públicos. Completados quatro anos desde o último incremento, a inflação acumulada entre aquele mês e agosto de 2021 atingiu o percentual de 20,89%, o que deixa clara a necessidade urgente de um plano de melhoria remuneratória para a carreira.

A Reforma da Previdência do Estado de São Paulo resultou em significativo  aumento  da   alíquota de contribuição previdenciária das defensoras e defensores públicos, incluindo as/os aposentadas/os. Por via de consequência, além da inflação, houve efetiva redução salarial para todas/os desde julho de 2020.

A Pesquisa Nacional da Defensoria Pública aponta que a remuneração inicial de apenas 7 das 27 Unidades da Federação está aquém daquela estabelecida para o nível I da carreira de defensora e defensor público paulista. Em relação à remuneração básica do último nível da classe, a Defensoria Pública de São Paulo possui o terceiro pior indicador salarial.

É evidente, portanto, que vivenciamos grande defasagem e que medidas concretas precisam ser adotadas. A aproximação do fim de incidência das limitações impostas pela Lei Complementar n° 173/2020 e a saudável arrecadação do FAJ criam uma janela de oportunidades que precisa ser aproveitada pela Administração Superior. O término do processo no TCE, ademais, fornece maior segurança jurídica para avanços em temas com a discussão até então suspensa pelas últimas gestões.

Estão na mesa de debate a recomposição inflacionária, o reajuste das gratificações de atividades de especial dificuldade, a substituição indenizada prevista no PLC n° 49/18 e a implementação do programa de saúde suplementar. Falta à Administração, no entanto, dialogar com o Conselho Superior e apresentar à carreira a estratégia política que garanta a necessária melhoria remuneratória.

As propostas não se excluem. Ao contrário, elas se complementam. E são viáveis. É imprescindível aproveitar o momento para garantir o avanço necessário e valorizar a atividade de cada defensora e de cada defensor público.

DIRETORIA DA APADEP
Biênio 2020/22

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes