Deliberação CSDP nº 390, de 27 de agosto de 2021

Regulamenta a implementação, no âmbito da Defensoria Pública do Estado, de programa de Estágio de Pós-Graduação conforme permitido pela Lei 11.788/2008 c./c. a Lei 9.394/96.

O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO a autonomia administrativa prevista no art. 134, §2°, da Constituição Federal e o disposto no artigo 31, incisos III e IV, da Lei Complementar Estadual nº 988/2006;

CONSIDERANDO a previsão legal de oferta, por órgãos e instituições do poder público, de estágio para “educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior”, nos moldes descritos nos artigos 1º, 9º a 14, da Lei Federal 11.788/2008;

CONSIDERANDO o disposto no inciso III, do artigo 44, da Lei 9.394/96, segundo o qual o ensino superior abarca cursos “de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino”;

CONSIDERANDO o entendimento consolidado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal quando do julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 5387, 5752, 5803 e 6520;

DELIBERA:

Art. 1º – Fica instituído, no âmbito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Programa de Estágio de Pós-Graduação, que visa proporcionar a bacharéis em Direito, que estejam frequentando curso de pós-graduação em instituições de ensino com funcionamento regular perante o Ministério da Educação ou Conselho Estadual de Educação, o conhecimento teórico e prático nas áreas de atuação da Defensoria Pública.

Parágrafo único – Considera-se pós-graduação, para os fins desta deliberação, programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.

Art. 2º – As vagas no Programa de Estágio de Pós-Graduação serão preenchidas de acordo com a disponibilidade orçamentária da Instituição e a capacidade de supervisionamento do estágio em cada unidade da Defensoria Pública.

Art. 3º – As atividades de aprendizagem prática e teórica realizadas no âmbito do Programa de Estágio de Pós-Graduação caracterizam estágio profissional de pós-graduação regido pela Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e não criam vínculo de trabalho ou emprego entre o/a estagiário/a de pós-graduação e a Administração Pública.

Art. 4º – O credenciamento dos/as estagiários/as de pós-graduação dependerá de prévia aprovação em processo seletivo a ser realizado em três etapas, sujeito à conveniência da Administração e à existência de vagas.

§1º – O processo de seleção se dará pelo exame de qualificação, avaliação de currículo e entrevista.

§2º – O exame de qualificação descrito no parágrafo anterior será formulado pelo Departamento de Recursos Humanos, que poderá, a seu critério, formar comissão de Defensores/as interessados/as em elaborar as provas em questão.

§3º – No preenchimento das vagas, serão reservadas 30% para pessoas negras ou indígenas, 5%para pessoas com deficiência, 2% para pessoas trans e 13% para mulheres em situação de violência doméstica.

§ 4º – A cada 10 (dez) anos, haverá reavaliação da política de cotas prevista no §3º acima, utilizando-se, no que couber, o disposto no artigo 11 da Deliberação CSDP nº 307/2014, ouvidos os Núcleos Especializados pertinentes e o Departamento de Recursos Humanos.

§5º – O candidato ou candidata poderá se inscrever em mais de uma categoria de reserva de vagas.

§6º – Cada Unidade deverá garantir o preenchimento das vagas reservadas nos percentuais do §3ºantes de chamar a lista geral, salvo se não houver habilitados.

§7º – A critério do Departamento de Recursos Humanos, Unidades de pequeno porte poderão ser agrupadas para o processo seletivo e para a observância das reservas de vagas.

§8º – Caso não haja consenso entre as Defensorias Públicas para ordem de chamamento dos/as candidatos/as habilitados/as, será realizado sorteio pelo Departamento de Recursos Humanos.

Art. 5º – Para fins de reserva de vagas, considera-se negro ou índio aquele/a que assim se declarar no momento da inscrição para o processo seletivo e tenha sua auto declaração e vídeo ratificados por Subcomissão Especial formada para este fim.

Parágrafo único – A declaração e vídeos referidos no caput serão analisados pela Subcomissão Especial após a certificação de aptidão do/a candidato/a, devendo levar em consideração em seu parecer os critérios de fenotipia do/a candidato/a e, no caso de dúvida, poderá ser realizada entrevista presencial ou, a pedido justificado do/a candidato/a, mediante a plataforma virtual.

Art. 6° – A Subcomissão Especial será formada pela indicação de:

I – 01 (um) Defensor ou Defensora Pública pela Administração Superior, que a presidirá;

II – 01 (um) Defensor ou Defensora membro do NUDDIR; e

III – 01 (um) cidadão ou cidadã indicada pela Ouvidoria Geral.

§1º – A Subcomissão Especial será formada em até 30 (trinta) dias após a publicação da presente Deliberação e terá mandato de 2 (dois) anos, prorrogáveis por mais 02 (dois).

§2º – São atribuições da Subcomissão Especial:

I – produzir estudos bienais voltados ao monitoramento e ao aperfeiçoamento do programa de cotas no âmbito dessa deliberação e em colaboração com a Comissão Especial prevista no artigo 5º da Deliberação CSDP nº 10/2006;

II – analisar auto declaração e vídeos encaminhados pelos/as candidatos/as que se declararam negros e índios e emitir pareceres consultivo ao Departamento de Recursos Humanos;

III – solicitar diligências para subsidiar a emissão de pareceres, quando necessário promover, juntamente com a Edepe e o NUDDIR, todas as iniciativas que entender necessárias à efetiva consecução dos objetivos desta Deliberação.

§3º – Da decisão do Departamento de Recursos Humanos sobre o parecer da Subcomissão, caberá recurso ao Coordenador Geral de Administração, nos termos do edital da seleção.

§4º – As funções de membro da Subcomissão Especial não serão remuneradas.

§5º – Será facultado ao Presidente da Subcomissão Especial se afastar de suas atividades ordinárias dois dias ao mês, mediante prévia comunicação à Defensoria Pública-Geral.

Art. 7º – Para fins de reserva de vagas, considera-se mulher em situação de violência doméstica aquela que assim se declarar no momento da inscrição para o processo seletivo ou comprovar a situação de violência por meio de declaração de serviços de atendimento às mulheres, especializado sou não, ou cópia de Boletim de Ocorrência.

Parágrafo único – Os documentos relativos à comprovação da situação de violência doméstica serão mantidos sob sigilo pelo DRH, facultado o acesso apenas para verificação da condição alegada para concorrer em vagas reservadas.

Art. 8º – Para fins de reserva de vagas, considera-se pessoa trans aquela que assim se declarar no momento da inscrição para o processo seletivo, mediante compromisso de veracidade.

Art. 9º – O exame de qualificação consistirá em provas objetivas e/ou dissertativas que avaliarão os conhecimentos do/a candidato/a em Direito e língua portuguesa, de acordo com o edital de cada processo seletivo.

Art. 10 – Para fins de inscrição no processo seletivo, deverá o/a candidato/a:

I – ser cidadão/ã brasileiro/a ou português/a, com residência permanente no Brasil, ou, caso seja estrangeiro/a sem residência permanente, ter documento de identidade válido e visto temporário ou permanente que o/a autorize a estudar no Brasil;

II – se o caso, estar em dia com o serviço militar;

III – estar no gozo dos direitos políticos

IV – não apresentar condenações criminais ou antecedentes criminais incompatíveis com o exercício das funções;

V – ter concluído o curso de bacharelado em Direito e estar matriculado/a regularmente em curso de pós-graduação em instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação;

VI – no caso de pessoas provenientes de países que não tenham o português como língua oficial, ter Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPEBras);

VII – dispor de ferramentas próprias para cumprimento das atividades em trabalho remoto, inclusive acesso à internet durante o horário de estágio;

VIII – informar em quais localidades possui disponibilidade de realização do estágio nos termos do edital da seleção; e

IX – declaração de que não integra programa de fomento à pesquisa em regime de dedicação exclusiva.

§1º – A pedido do/a interessado/a, a comprovação da matrícula de que trata o inciso V deste artigo poderá ser feita até o início do período letivo, hipótese em que, no caso de aprovação, o credenciamento terá caráter provisório.

§2º – Os diplomas de graduação em direito obtidos no exterior deverão ter sido devidamente revalidados por instituição de ensino superior de acordo com a legislação em vigor.

Art. 11 – Após a correção das provas os/as candidatos/as serão considerados/as aptos/as ou não.

§1º – As Coordenações das Unidades receberão a lista geral e uma lista para cada modalidade de reserva de vagas.

§2º – As Coordenações das Unidades procederão a entrevista com os/as candidatos/as habilitados/ase que manifestaram interesse naquela localidade, observado o art. 4º, § 6º.

§3º – Após a realização das entrevistas, as Coordenações das Unidades indicarão à Coordenadoria Geral de Administração os nomes dos/as aprovados/as para credenciamento.

Art. 12 – O termo de compromisso de estágio de pós-graduação será firmado pelo/a estudante ou seu representante ou assistente legal, pelo Departamento de Recursos Humanos da Defensoria Pública e pelo/a representante da Instituição de Ensino de Nível Superior em que o/a estagiário/a de pós-graduação estiver cursando a pós-graduação, observados os preceitos legais e regulamentares, devendo especificar, dentre outras questões:

I – as datas de início e término do estágio de pós-graduação;

II – a jornada de atividades a que estará sujeito o/a estudante;

III – o local em que deverão ser exercidas as atividades do estágio de pós-graduação;

IV – o curso de pós-graduação em que o/a estudante estiver matriculado/a;

V – o nome do/a supervisor/a do estágio de pós-graduação;

VI – as atribuições do/a estagiário/a de pós-graduação nos termos dessa deliberação; e

VII – obrigação de envio à instituição de ensino superior, com periodicidade mínima de 6 (seis)meses, de relatório de atividades.

Parágrafo único – Sempre que se alterarem as características aludidas nesse artigo, deverá o ter mode compromisso ser aditado, quando legalmente possível.

Art. 13 – Os/As estagiários/as de pós-graduação receberão orientações teóricas e práticas sobre as diversas áreas de atuação da Defensoria Pública do Estado, exercendo, sob supervisão dos/as Defensores/as Públicos/as, atividades de apoio, tais como:

I – pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência;

II – preparação de minutas de ofícios, relatórios, petições e outras peças; e

III – auxílio no atendimento à população.

Art. 14 – São deveres do/a estagiário/a de pós-graduação:

I – atender à orientação que lhe for dada pelo/a Supervisor/a do estágio;

II – cumprir o horário que lhe for fixado; e

III – manter sigilo sobre fatos relevantes de que tiver conhecimento no exercício de suas atividades.

Art. 15 – É vedado ao/à estagiário/a de pós-graduação:

I – exercer as atividades privativas dos Defensores Públicos do Estado (Lei Complementar 80/94, art.4º, §10);

II – exercer advocacia privada; e

III – exercer cargo, emprego ou função pública, ou ocupação privada, incompatível com suas atividades na Defensoria Pública do Estado.

Parágrafo único – Os/As estagiários/as de pós-graduação poderão firmar petições, ofícios e pareceres e acompanhar sessões e audiências, desde que em conjunto com os/as Defensores/as Públicos/as.

Art. 16 – O/A estagiário/a de pós-graduação deverá cumprir jornada de atividade de estágio de 30(trinta) horas semanais e 06 (seis) horas diárias, em regime presencial, remoto ou híbrido, de acordo com as normas internas da Instituição.

§1º – É assegurado ao/à estagiário/a de pós-graduação, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso remunerado de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

§2º – Os dias de recesso previstos neste artigo serão concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano.

Art. 17 – Concluído o estágio de pós-graduação, será emitida certidão pelo Departamento de Recursos Humanos.

Art. 18 – Será paga ao/a estagiário/a de pós-graduação bolsa-auxílio a ser fixada por Ato da Defensoria Pública-Geral em valor mensal não inferior ao da bolsa-auxílio paga aos/as estagiários/as de graduação, já consideradas as despesas com transporte.

Art. 19 – O/A estagiário/a poderá permanecer no programa de estágio de pós-graduação por até 2(dois) anos, sendo o período de permanência no programa considerado atividade jurídica para fins de ingresso na carreira da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Art. 20 – Os/As estagiários/as de pós-graduação serão desligados do programa por ato motivado do/a Defensor/a Público/a supervisor/a do estágio, que deverá encaminhar o documento ao Departamento de Recursos Humanos.

Art. 21 – Aplicam-se ao Programa de Estágio de Pós-graduação, subsidiariamente, no que couber, as disposições que tratam do estágio de graduação no âmbito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Art. 22 – Os casos omissos serão resolvidos pelo/a Defensor/a Público/a – Geral do Estado.

Art. 23 – Esta deliberação entrará em vigor na data de sua publicação.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes