Apadep prestigia iniciativa da Apamagis para proteção a mulheres vítimas de violência

Crédito: Ariane Martins


O presidente da Apadep, Augusto Barbosa, participou no último dia 21 de setembro, de uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em que a Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis) apresentou os resultados da 2ª edição da pesquisa JUSBarômetro , realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) sobre violência contra a mulher. Entre outros dados, o estudo identificou que apenas 29% das vítimas buscaram ajuda de órgãos oficiais e, quase na mesma medida, 24%, recorreram a amigos, vizinhos e parentes.

Apenas 29% das mulheres do Estado de São Paulo que sofrem violência denunciam seus agressores, sendo que 73% não o fazem porque sentem medo e 31% têm vergonha de levar o caso aos órgãos oficiais. Mais da metade das entrevistadas (55%) apontou as Delegacias da Mulher como principal órgão ao qual recorre, quando recorre e 59% reconhecem a Lei Maria da Penha como importante ferramenta no combate à violência doméstica. No entanto, 42% clamam por um atendimento melhor nos órgãos, com mais empatia e mais sensibilidade, e 40% defendem a busca por melhor capacitação de policiais.

Para 14% das entrevistadas, entre os pontos mais importantes do sistema de justiça para ajudar no suporte às vítimas de violência está aumentar a capacidade de atendimento das Defensorias.

A íntegra da pesquisa, com todos os dados, pode ser lida AQUI.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes