STJ julga procedente HC da Defensoria e Raquel Dodge elogia associada Fernanda Benjamin

Após sustentação oral feita da Defensoria Público de São Paulo, a 6ª turma do STJ julgou procedente, na última terça-feira, dia 2 de março, o Habeas Corpus impetrado pela Defensora Pública Fernanda Benjamin, e decidiu que para ingressar em residências, policiais devem registrar autorização do morador por escrito e toda a ação em áudio e vídeo. A Sub-Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, opinou pela procedência integral do pedido de habeas corpus e elogiou nominalmente Fernanda Benjamin pelo trabalho e pela atuação de mulheres no sistema de justiça, ante a aproximação do dia Internacional das Mulheres (vídeo).

O HC 598.051/SP, que tem como relator o Ministro Rogério Schietti Cruz, é resultado de um trabalho intenso de outras Defensoras Públicas. Em primeira instância, o caso contou com a atuação das associadas da APADEP Leila Sponton e Bruna Loureiro e, após a impetração do HC por Fernanda Benjamin, houve a atuação da colega Fernanda Bussinger no STJ, ao lado do associado Rafael Muneratti.

Em sua sustentação oral, Rafael Muneratti ressaltou que para evitar questionamentos e correr o risco de ter as diligências impugnadas e provas anuladas, os ingressos em domicílios devem ser justificados não mais pelo flagrante de crime permanente, mas pelo consentimento da entrada da polícia pelo indivíduo.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes