APADEP no conselho 02.10.20

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1.png

665ª Sessão Ordinária- CSDP 
02 de outubro de 2020 | Sessão por vídeoconferência 

DESTAQUES:

  • Arquivamento do inquérito contra Defensor Público
  • Articulação pela obstrução do PL 529
  • ADPF 279
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 6.png

Florisvaldo Fiorentino informou a participação de Mara Ferreira na sessão na posição de Segunda Subdefensora.
 
Anunciou a conclusão das obras do novo imóvel que vai abrigar a Unidade da Defensoria Pública em São Sebastião, que também conta com dois/duas novos/as colegas. O imóvel é público e foi cedido para a DPE em 2018. As instalações são novas e acessíveis.
 
Na Alesp, a semana foi intensa em torno da pauta e votação do PL 529/20 que implica, entre outros, em impacto sobre o FAJ. A assessoria parlamentar segue na negociação com deputados/as para exposição de perspectivas.
 
Informou que na última quarta-feira a DPG recebeu o Secretário de Habitação, Flavio Amary e tratou-se de temas comuns às duas instituições, especialmente sobre o direito social à moradia.
 
No STF, a ADPF 279 que questiona a instituição de serviço municipal de assistência judiciário no Município de Diadema, começou a ser julgada. A DPG tem atuado em conjunto com o CONDEGE e ANADEP para apresentar aos ministros os argumentos sensíveis a esta pauta. Houve grande mobilização diante do tema, incluindo a DPU. A ação foi ajuizada em 2013 e a ministra Carmen Lúcia apresentou voto pela improcedência da ação. Ontem, após articulação, o Ministro Dias Toffoli pediu destaque do julgamento para julgamento presencial, ainda sem data prevista. É fundamental que as instituições permaneçam vigilantes e articuladas.
 
Hoje foi encaminhada à ALESP pelo Governo a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2021 (PL nº 627/2020). A proposta sofreu alteração com diminuição de receitas na ordem de R$ 70 milhões, embora tenha o acréscimo da participação do Tesouro. Apesar do contexto, a DPG seguirá atuando para buscar o aporte de previsão de despesas e recursos e hoje haverá uma reunião com o Executivo para tratar o tema. Existe a compreensão do cenário, mas é preciso um equilíbrio institucional e convencimento das esferas políticas do estado sobre o papel essencial da Defensoria Pública.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 7.png

Não houve manifestação por meio de vídeo nesta semana.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8.png

Todos/as os/as conselheiros/as deram as boas-vindas à Mara Ferreira na função de Segunda subdefensora, em substituição à Ricardo Gouvea, e elogiaram a capacidade e qualificação da colega.

Também deram as boas-vindas à Aline Penha nas sessões do Conselho, representando a APADEP, e elogiaram a qualificação da colega.
 
William Fernandes, Ouvidor-Geral,
parabenizou a Administração por conta da conclusão da nova sede da DPE em São Sebastião e também pelos esforços em relação ao PL 529/20. Acha que o enfoque no FAJ é importante, mas há no projeto a extinção de algumas entidades que impactaria os usuários e seria importante que a Administração encampasse as Notas Técnicas dos Núcleos sobre o tema de forma institucional.

Considera importante entrar em contato com o candidato do PCdoB à prefeitura de São Paulo, que no debate da noite de ontem, propôs a criação de uma Defensoria Municipal.
 
Aline Penha, Diretora Administrativa da APADEP, falou sobre o arquivamento do inquérito instaurado contra o colega Rafael Português que foi injusta e arbitrariamente detido quando acompanhava abordagem policial a um morador de rua durante manifestação popular, em junho de 2019. Aline agradeceu a todos/as colegas que estiveram no distrito policial naquela noite e todas as manifestações de acolhimento e solidariedade ao colega Rafael Português  e relembrou o Ato de Desagravo que mostrou o apoio da Instituição ao defensor. Agradeceu também à assessora de comunicação da APADEP que atuou junto à imprensa para obter vídeos e fotos do ocorrido, sendo que essas imagens confirmaram a versão do colega e foram utilizadas como fundamento para a promoção do arquivamento. Contou que, por esta atuação, a APADEP é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020, na categoria Relacionamento com a Mídia. Espera que deste episódio fique a lembrança do quão importante é a união em momentos de crise e quanto essa união é fundamental para prosseguirmos na luta.

Sobre o PL 529, nesta semana o projeto foi pautado, mas não houve quórum para votação, devido à obstrução feita pelos deputados que não concordam com a aprovação. Aline destacou que durante os debates diversos deputados utilizaram as Notas Técnicas elaboradas pelos Núcleos da Defensoria e também pelo FOCAE para justificar a não aprovação do projeto.

Apontou que hoje acontecem dois julgamentos, no STF e TJSP, de grande interesse para as/os defensoras/es: o primeiro é o Recurso Extraordinário 1.240.999 que trata da desvinculação da OAB e o segundo o é IAC referente à possibilidade de migração dos servidores estaduais do regime próprio para o complementar de previdência.

Reportou que a APADEP recebeu questionamento sobre a regularização de pagamento da licença-prêmio para quem já fez aniversário e solicitou que a Administração informe o cronograma de pagamento.
 
Luiz Felipe Fagundes saudou a Administração e especialmente a APADEP pela atuação em questões sensíveis que acontecem ao mesmo tempo no STF, Alesp e também no inquérito do colega Rafael Português que teve um arquivamento justo e necessário.

Falou das escalas dos plantões nas circunscrições judiciárias. Solicitou que sejam elaboradas listas para informar os afastamentos de última hora. Disponibilizou-se para contribuir com a construção da lista. 
 
Alex Seixas ficou contente com o trabalho feito pela Administração e APADEP em relação ao PL 529. Sabe que foi uma pequena batalha vencida, mas muito significativa. Entende que a carreira está bem representada e conclama a todos que estejam mobilizados para que o serviço público tenha a valorização que ele merece. A assessoria que a DPE dá à população dá legitimidade à assistência judiciária.
 
Cecília Cardoso deu as boas-vindas à Mara Ferreira e também à Maira Tasso como assistente e desejou sorte à Carolina Rangel que passa a atuar na Casa da Mulher Brasileira.

Parabenizou a APADEP e Administração pelo trabalho em relação ao PL 529 que vem sendo tratado com muita proximidade com os parlamentares e agilidade e, por isso, os resultados têm chegado à carreira.

Parabenizou ANADEP, APADEP e DPG pela resposta rápida ao tema da ADPF que agora reaparece no STF.

Parabenizou a APADEP e a Corregedoria na atuação do caso Rafael Português. Solidariza-se ao colega que passou por um episódio de pressão física e emocional. Ter a notícia de que o inquérito foi arquivado, especialmente por uma articulação firme da APADEP e Ouvidoria que buscaram formas de trazer a versão real do que aconteceu naquele dia para mostrar para a sociedade que o trabalho que a Defensoria faz é importante, sério e necessário. Parabenizou a assessoria da APADEP por ter conseguido espaço de mídia para o colega colocar os fatos e sua versão num momento em que o colega estava sendo silenciado pelas autoridades policiais e considera muito justo que a APADEP esteja concorrendo ao Prêmio por essa atuação.


Falou sobre o formato de atendimento do robô DEFI.e sobre a interação com o banco de dados da Defensoria, uma vez que o robô não tem uma interação fina com o DOL e sistema de triagem. Perguntou sobre a análise de como o robô tem se comportado. Informou que nesta semana ainda houve reclamação de problemas com os horários de agendamento. Destacou que os agendamentos não respeitam o horário de almoço e que as equipes são diminutas e não têm como se revezar no horário de almoço.

Parabenizou NHABURB e NUDDIR por contribuírem com muita qualidade com a discussão e viabilizando a vitória desta semana em relação à tramitação do PL 529. 
 
Samuel Friedman apontou que nesta semana foi registrado o número de um milhão de mortos por COVID no mundo, sendo que o Brasil é o segundo país em número de mortos e se o estado de São Paulo fosse um país seria o sexto na lista. Pontuou a grandeza desses números, apesar do número de mortos estar caindo e alertou para os cuidados com a segunda onda.

Ressaltou as articulações tanto do PL 529 quanto da ADPF e relacionou com a importância de deixar o processo de atribuições bem desenhado para que a instituição possa crescer e se colocar nas comarcas onde não está e com isso garantir relevância técnica e jurídica para a instituição. Além da relação política é preciso pensar em médio e longo prazo para que a instituição seja protagonista do crescimento da DPE.

Pontuou que o comitê das novas tecnologias foi formado, mas até agora não há nenhuma reunião agendada para enfrentar as preocupações com a inteligência artificial e fazer um trabalho com o menor índice de erros e melhor qualidade de atendimento para usuários e usuárias. Sobre os agendamentos no horário de almoço, apontou que a unidade pode corrigir os horários de atendimento no sistema.
 
Luís Gustavo Fontanetti saudou a APADEP e Administração pela forte articulação no PL 529. Considera importante o tempo que se ganhou e a luta tem que ser pela mitigação de danos, caso não seja possível a reprovação do PL. Saudou os núcleos que produziram Notas Técnicas que tiveram efeito no plenário da Alesp em relação a matérias que podem afetar a população carente do estado.

Sobre a ADPF contra a lei municipal de Diadema, acha fundamental conseguir que a ADPF seja julgada procedente porque tem um efeito prejudicial à população carente no âmbito nacional. Citou o artigo 9º da Lei de Diadema que está sendo questionada, que veda a atuação contra o próprio município. Parabenizou a APADEP, ANADEP e CONDEGE por terem conseguido retirar o processo da pauta virtual.

Ficou muito satisfeito com o arquivamento do inquérito contra o colega Rafael Portugues, até porque uma das formas de fragilizar a atuação da Defensoria Pública é criminalizar a atuação da instituição. É inegável que é importante o arquivamento e também que sejam saudados Defensores que posicionem de forma intransigente em defesa das prerrogativas institucionais. Saudou a APADEP, Ouvidoria e Administração pela atuação neste inquérito.

Indagou como foi o atendimento presencial no Estado na primeira semana de retomada e se a Administração está pensando num monitoramento de casos ligados à atuação.

Também perguntou sobre o envio da Lei Orçamentária para a Alesp e como estão as projeções do FAJ para este ano e para 2021.
 
Pedro Peres fica feliz em ver mais mulheres no conselho. Parabenizou a APADEP pela atuação na articulação do PL 529 e destacou a importância do FOCAE que é um espaço permanente de discussão entre os órgãos e tem certeza que a APADEP ocupa um espaço importante no FOCAE.

Parabenizou a APADEP e DPG também pela condução no trato da ADPF 279. Citou que a tentativa de entregar a assistência jurídica para secretarias municipais em Diadema não é a primeira e não por acaso a autonomia da instituição foi definida para gestão do serviço público de extrema importância.

Também ficou feliz com o arquivamento do inquérito policial do colega Rafael Poruguês. Reiterou o que foi dito e destacou o quanto demorou para acontecer o arquivamento e como é difícil montar a presunção de arbitrariedade da atuação policial e como foi difícil conseguir esse arquivamento por uma pessoa dentro do próprio sistema de justiça e como é muito mais difícil para os usuários da Defensoria Pública, pois o estado é organizado para proteger o abuso praticado.
 
Gustavo Minatel sobre os plantões, disse que tem sido autorizado o remanejamento na hipótese de coincidência e de férias. Pediu que os colegas entrem em contato com a Sub para fazer correções na escala até março.

Disse que uma equipe faz as análises das respostas do bot semanalmente e no próximo dia 9 de outubro serão feitas algumas correções Cível/Família e aperfeiçoamento das respostas relativas a mandado. 

Relatou que conversou com diversas unidades sobre a retomada do atendimento presencial e não houve nenhuma aglomeração. Algumas pessoas viram a porta aberta, entraram para solicitar informação e foram orientadas sobre o atendimento remoto, ou foram encaminhadas em casos urgentes.
 
Mara Ferreira disse estar feliz por ter Aline Penha estreando no Conselho ao seu lado. Agradeceu a todos pelas palavras e disse que espera estar à altura do desafio, que é enorme, mas sente-se segura por estar ao lado da equipe competente e dedicada reunida por Florisvaldo. Agradeceu a Ricardo Gouvea pelos quatro meses de convivência e aprendizado. Também agradeceu à Maíra Tasso por ter aceitado o desafio e elogiou a colega. Disse que foi uma semana intensa, mas que já está caminhando bem. Agradeceu à Carolina Rangel por aceitar o trabalho à frente da Casa da Mulher Brasileira.

Sobre as agendas, esclareceu que a agenda do segundo atendimento foi aberta pela Coordenação do Atendimento Inicial da Capital de acordo com as coordenações das unidades. A questão dos horários pode ser alterada pela coordenação diretamente no sistema, conforme a demanda das unidades. Solicitou que seja oficializada a alteração por e-mail. Explicou como têm sido feitos os agendamentos em diferentes unidades.

Disse que não foram reportados problemas no atendimento presencial nesta primeira semana e que as pessoas têm preferido o agendamento remoto.   
 
Juliano Bassetto também comemorou o arquivamento do inquérito contra Rafael Português. Elogiou o colega pelo empenho em sua atuação e acha que isso tem que ser valorizado.

Sobre as vitórias na Alesp e no Judiciário, disse que mostram que a luta vale a pena e é preciso inconformismo com algumas atitudes dos mais poderosos. Citou que com o PL 529, toda a ideia de eficiência do recurso público cai por terra. Espera que Administração e APADEP consigam convencer os/as deputados/as.

Reforçou os questionamentos feitos pelos/as colegas.
 
Cristina Guelfi noticiou que na próxima semana será encaminhada aos Defensores/as a Pesquisa Nacional da Defensoria Pública que pretende coletar dados para ações estratégicas e para a melhoria e crescimento das Defensorias no Brasil, identificando obstáculos que possam existir. A pesquisa pretende produzir informações que alimentarão o planejamento para aperfeiçoar as Defensorias. Citou a coordenação da pesquisa que conta com a participação do colega Julio Camargo Azevedo. Solicitou que todos/as preencham o formulário que será enviado.
 
Luís Gustavo Fontanetti destacou as vitórias da DPE ocorridas recentemente. Mencionou a brilhante atuação do NESC no pedido da instalação de chuveiros quentes nos presídios e parabenizou os colegas pela vitória.

Comemorou também a boa decisão no RE 1.240.999 que aconteceu em função de muito trabalho e pioneirismo de colegas que iniciaram a importante vitória e reconhecimento do STF. 
 
Florisvaldo Fiorentino também parabenizou a atuação do NESC na implantação do banho quente. Disse que a SAP está numa fase de organização para cumprimento do cronograma.

Também parabenizou o colega Tiago Fensterseifer que representou a DPE numa audiência pública no STF sobre a crise ambiental e ADI que visa a extinção do Fundo Clima.

Explicou que a ASDPESP não conseguiu enviar o vídeo para o Momento Aberto, mas enviou mensagem parabenizando EDEPE e DRH. Também registrou a atuação legislativa em torno do PL 529.

Florisvaldo também comemorou o arquivamento do inquérito sobre Rafael Português. Parabenizou a gestão anterior pelo apoio dado ao colega.

Sobre as licenças-prêmio, disse que não há ideia de se alterar o pagamento das Licenças-prêmio, mas a viabilidade dependerá da dinâmica financeira da instituição e a análise da viabilidade ocorrerá ao fim do presente exercício.

Esclareceu que as projeções de arrecadação do FAJ foram confirmadas em R$ 693 milhões, com incremento da participação do Tesouro da ordem de 10%, mas há um gargalo em relação às despesas. Afirmou que apresentará um cenário mais detalhado ao Conselho. Em decorrência de uma retomada de fôlego do FAJ em agosto e setembro, sinalizando que os R$ 644 milhões de arrecadação permanecem, foi retomado o conceito de desvio padrão dos estudos que viriam acima e não abaixo. A partir de outubro, se confirmado o fôlego, o valor poderá ser revisto.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 9.png

 
CGDP CAEP nº 011/18 – relatório estágio probatório
Relatora Cecília Cardoso
votou pela aprovação do relatório.
Aprovado por unanimidade
 
CGDP CAEP nº 026/18 – relatório estágio probatório
Relatora Cecília Cardoso votou pela aprovação do relatório.
Aprovado por unanimidade
 
CGDP CAEP nº 029/18 – relatório estágio probatório
Relatora Cecília Cardoso
votou pela aprovação do relatório.
Aprovado por unanimidade
 
CGDP CAEP nº 007/18 – relatório estágio probatório
Relatora Mara Ferreira votou pela aprovação do relatório.
Aprovado por unanimidade
 
 
Processo CSDP nº 135/11 – Proposta de alteração da Deliberação CSDP 143/09 (que fixa as atribuições dos Defensores Públicos)
Relatora Mara Ferreira ratificou a abertura do portal que será disponibilizado nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, no site da Defensoria Pública. Apresentou o portal aos/às conselheiros/as para orientar sobre a forma de acesso. 
 
Aline Penha perguntou sobre formatação no campo das manifestações. Samuel Friedman explicou que há formatação para parágrafos e o limite são 16 mil caracteres.
 
Florisvaldo Fiorentino elogiou todos/as envolvidos no desenvolvimento do site.
 
 
Processo CSDP nº 432/18 – Pedido de afastamento para participação no curso de doutorado, a ser realizado no período de 16 de novembro a 17 de maio de 2019
Relator Samuel Friedman leu voto para receber os documentos apresentados e encerrar o procedimento.
 
Aprovado por unanimidade
 
 
Processo CSDP nº 424/20 – : Proposta de abertura de inscrições para integrantes de Núcleo Especializado
Relator Juliano Bassetto
leu voto pela abertura de prazo para inscrições
 
Aprovado por unanimidade

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes