NHABURB e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico manifestam-se pela rejeição de projeto de extinção da CDHU

O Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) emitiram Nota Técnica sobre o Projeto de Lei 529/2020, que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas e dá providências correlatas. De forma específica, a Nota Técnica analisa a extinção da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo – CDHU, cuja constituição foi autorizada pela Lei nº 905, de 18 de dezembro de 1975.
 
Entre os argumentos, a Nota Técnica aponta que a CDHU, consoante a Lei Estadual n.º 905, de 18 de dezembro de 1975, foi criada para a promoção da ascensão social das famílias urbanas com renda de até cinco salários mínimos  e apresenta, portanto, clara vocação para o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social e precariedade habitação, cumprindo os objetivos da República e do estado de São Paulo, realizando o direito fundamental à moradia.
 
Ademais, a provisão de novos empreendimentos habitacionais é apenas uma das atividades desempenhadas pela CDHU, que também atua em urbanização e regularização de assentamentos precários e, ainda, promove alternativas habitacionais de apoio a tais políticas, ou seja, a Companhia atua no enfrentamento da diversidade que caracteriza o déficit habitacional do Estado.
 
Considerando a Constituição Federal; o Plano Estadual de Habitação (PEH-SP) 2011-2023; o Estatuto da Cidade; entre outras razões, o Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico se manifestam pela inconstitucionalidade do art. 1º, inciso IV, do Projeto de Lei 529/2020 (incompatibilidade com os deveres de proteção dimanados nos arts. 3.º, 23, IX da Constituição da República e art. 182 da Constituição estadual) e, no mérito legislativo, pela sua rejeição.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes