Pesquisadores destacam os impactos da Covid-19 no acesso à Justiça no mundo

Em alusão ao mês da Defensoria Pública, a APADEP tem realizado semanalmente, em maio, debates sobre temas de interesse da carreira em lives no seu perfil do Instagram. Na última terça-feira, dia 12, foi abordado o estudo internacional do Global Access to Justice que conta com dados de mais de cinquenta países sobre o acesso das pessoas à justiça durante pandemia de COVID-19. Destacaram-se as sugestões de ações que poderiam ser adotadas pela Defensoria Pública do Brasil.
 
Conduzida pelo presidente Augusto Barbosa, a live APADEP contou com a participação de Diogo Esteves, coordenador do Global Access to Justice Project e Defensor Púbico do Rio de Janeiro, e Júlio Azevedo, Defensor Público de São Paulo, associado da APADEP e um dos pesquisadores internacionais. Diogo chamou a atenção para o uso de tecnologias no acesso dos usuários aos serviços de orientação jurídica e ajuizamento de demandas.
 
Julio Azevedo apontou para a essencialidade do serviço da Defensoria Pública durante a pandemia, por ser um instrumento de acesso a direitos fundamentais como a saúde e observou que isso foi reconhecido em alguns países com incremento orçamentário.

Destacou, ainda, a necessidade de uma revisão da forma de atuação da Defensoria Pública a partir de pilares que passam pela afirmação dessa essencialidade, revisão dos critérios de admissibilidade, uso da tecnologia para a resolução online de conflitos e nova abordagem nas atuações coletivas.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes