Pesquisadores analisam acesso à justiça em mais de 50 países durante a pandemia


A rede internacional de cooperação acadêmica reunida em torno do “Global Access to Justice Project”, que tem o apoio da APADEP, acaba de concluir um estudo com dados atualizados em mais de cinquenta países, objetivando esclarecer como o acesso das pessoas à justiça foi afetado pela pandemia de COVID-19.

Em que pese as instituições tenham se reorganizado a partir do trabalho remoto (53%) e do uso de novas tecnologias (71%), a pesquisa constatou que a continuidade dos serviços de assistência jurídica foi prejudicada na maioria dos países (51%), sendo possível prever uma futura sobrecarga de trabalho e dificuldades financeiras em períodos pós-pandêmicos.

Também se observou que a maioria dos países deixou de adotar medidas específicas para conter os impactos desproporcionais suportados por grupos vulneráveis, tais como mulheres expostas à violência doméstica e pessoas em situação de rua. No Brasil, por exemplo, não foram empreendidas campanhas de combate à violência familiar ou políticas de abrigamento alternativo em larga escala. Diferentemente de outros países, os presos também não foram contemplados com medidas uniformes de desencarceramento seletivo.

Conclui-se que o Brasil incorporou a maioria das recomendações internacionais para conter o avanço da epidemia em solo nacional. Mas dificuldades estão sendo enfrentadas em função da descentralização administrativa e da turbulência política que assola o Governo Federal.

Acerca dos impactos sobre o Sistema de Justiça, o Poder Judiciário brasileiro alinhou-se ao cenário internacional na implementação de medidas para garantir o acesso à justiça, valendo-se, em grande medida, do uso da tecnologia.

O mesmo se observou em relação à Defensoria Pública, que manteve os serviços de atendimento em tempos de calamidade pública, permitindo-se inclusive o exportar de boas práticas de gestão a serviços estrangeiros de legal aid.

LIVE APADEP

Os detalhes do estudo e do Global Project serão apresentados para todos/as durante live da APADEP no Instagram na próxima terça-feira, dia 12 de maio.

Participarão como convidados Diogo Esteves, Defensor Público do Rio de Janeiro e Coordenador Geral do Global Access To Justice Project, e Defensor Público de São Paulo e associado da APADEP Julio Azevedo, um dos pesquisadores do estudo internacional.

Acompanhe e interaja com os pesquisadores e a Associação!

Leia o estudo completo no site do Global Access to Justice Project.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes