Deliberação CSDP nº 175, de 14 de maio de 2010.

DELIBERAÇÃO CSDP Nº 175, DE 14 DE MAIO DE 2010.

 

Dispõe sobre a criação e instalação do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor.

 

 

O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO,

 

Considerando as atribuições institucionais da Defensoria Pública do Estado e a necessidade de organização dos núcleos especializados para atendimento de demandas coletivas e/ou especiais;

 

Considerando o disposto na Deliberação CSDP nº 5, de 9 de junho de 2006, que dispõe sobre a instalação de núcleos especializados e fixa critérios para a sua composição;

 

Considerando o disposto no art. 52, parágrafo único, item 5, da Lei Complementar nº 988, de 9 de janeiro de 2006; e

 

Considerando o teor do item 31 do tópico sobre “Políticas Institucionais” das propostas aprovadas na plenária da II Conferência Estadual da Defensoria Pública do Estado, realizada no ano de 2009.

 

DELIBERA:

 

Artigo 1º – Fica criado o Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado.

 

Artigo 2º – Caberá, fundamentalmente, ao Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor as atribuições que estabelece o artigo 53 da Lei Complementar nº 988, de 9 de janeiro de 2006, no tocante às matérias que lhe são afetas.

 

Artigo 3º – O Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor será integrado por defensoras e defensores públicos que contem, ao menos, 5 (cinco) anos de efetivo exercício no cargo de defensor público.

 

§ 1º – O tempo de exercício na carreira de procurador do Estado será computado para fins do disposto neste artigo.

§ 2º – As defensoras e os defensores públicos que não contarem com ao menos 5 (cinco) anos de exercício no cargo poderão ser designados como colaboradores.

 

Artigo 4º – As defensoras e os defensores públicos que desejarem compor o Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, como membros efetivos ou colaboradores, poderão se inscrever oportunamente junto à Secretaria do Conselho Superior.

 

Artigo 5º – Os integrantes e os colaboradores do Núcleo serão designados por Ato da Defensora Pública-Geral do Estado para um período de 2 (dois) anos e desempenharão suas atribuições sem prejuízo das funções de seu cargo.

 

Parágrafo único – A defensora ou o defensor público integrante ou colaborador que faltar, de forma injustificada, a mais de 5 (cinco) reuniões no período de 12 (doze) meses, perderá seu mandato.

 

Artigo 6º – O(A) coordenador(a) do Núcleo será escolhido(a) pelo Conselho Superior conforme o disposto no artigo 55 da Lei Complementar nº 988, de 9 de janeiro de 2006, e na Deliberação CSDP nº 38, de 04 de maio de 2007, e será designado por Ato da Defensora Pública-Geral do Estado para um mandato de 2 (dois) anos, prorrogável por igual período.

 

§ 1º – O(A) coordenador(a) do Núcleo poderá ser auxiliado por coordenador(a)-auxiliar, que será por ele(a) indicado dentre os demais integrantes do Núcleo para designação pela Defensora Pública-Geral do Estado.

 

§ 2º – O(A) coordenador(a) do Núcleo desempenhará suas atribuições sem prejuízo das suas funções ordinárias, podendo o Conselho Superior, considerando o disposto no artigo 111 da Lei Complementar nº 988, de 9 de janeiro de 2006,além da necessidade, da conveniência e da oportunidade, decidir pela sua remoção qualificada.

 

Artigo 7º – O(A) coordenador(a) e o(a) coordenador(a)-auxiliar do Núcleo farão jus às respectivas gratificações de função previstas no artigo 19 das Disposições Transitórias da Lei Complementar nº 988, de 9 de janeiro de 2006.

 

Artigo 8º – Os componentes do Núcleo deverão preparar proposta de regimento interno, pelo voto da maioria de seus membros, que será encaminhada ao Conselho Superior para deliberação.

 

Artigo 9º – Esta Deliberação entra em vigor na data da sua publicação.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes