Deliberação CSDP nº 137, de 25 de setembro de 2009.

Deliberação CSDP nº 137, de 25 de setembro de 2009.

 

Altera a Deliberação CSDP nº 89, de 09 de agosto de 2008, que regulamenta as hipóteses de denegação de atendimento pela Defensoria Pública, em relação a interesses individuais.

 

O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO,

 

Considerando o transcurso de um ano, desde a edição da Deliberação CSDP nº 89/08;

Considerando a necessidade de atualização dos valores previstos na referida Deliberação, buscando evitar o não atendimento de pessoas que se enquadrem na condição de necessitado, nos termos do artigo 5º, LXXVII, da Constituição Federal;

Considerando a necessidade de aprimoramento de algumas diretrizes, em razão do que se verificou ao longo do período de vigência do ato normativo;

 

DELIBERA atualizar os parâmetros e procedimentos anteriormente estabelecidos para a denegação de atendimento pela Defensoria Pública do Estado, nas hipóteses individuais.

 

Artigo 1º. O artigo 2º, I, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

Artigo 2º. (…)

I – aufira renda familiar mensal não superior a três salários mínimos federais;

 

Artigo 2º. O parágrafo 4º do artigo 2º passa a vigorar com a seguinte redação:

 

Artigo 2º. (…)

§ 4º. O limite do valor da renda familiar previsto no inciso I deste artigo será de quatro salários mínimos federais, quando houver fatores que evidenciem exclusão social, tais como:

 

Artigo 3º. Inserem-se nove novos parágrafos no artigo 2º da Deliberação, estabelecendo:

 

Artigo 2º (…)

 

§ 7º. Também se aplica o disposto no parágrafo 5º na hipótese de colidência de interesses jurídicos em relação à partilha de bens no inventário judicial ou extrajudicial.

§ 8º. Nos casos de inventário, arrolamento e alvará deve-se considerar o quinhão hereditário cabível à entidade familiar.

§ 9º. No arrolamento de bens a renda das entidades familiares dos interessados deve ser considerada individualmente para aferição da hipossuficiência.

§10ºNão sendo possível a exibição de documentos comprobatórios da renda mensal familiar, milita em favor da pessoa interessada a presunção de veracidade das informações por ela prestadas no ato de preenchimento do questionário de avaliação da situação econômico-financeira, nos termos do artigo 4º da Lei n. 1.060/50.

§11º. A permanência temporária de indivíduo em um núcleo familiar não caracteriza a constituição da entidade familiar prevista no parágrafo 2º.

§ 12º. Havendo na ação o interesse de mais de uma entidade familiar, a renda deve ser analisada individualmente, considerando-se a situação de cada entidade familiar de forma separada.

§ 13º. O valor da causa não interfere na avaliação econômico-financeira do interessado.

§ 14º – Nas ações de usucapião não será considerado como patrimônio familiar o valor do bem usucapido.

§ 15º – Os critérios estabelecidos neste artigo não excluem a aferição da hipossuficiência no caso concreto, através de manifestação devidamente fundamentada.

 

Artigo 4º. O inciso I do parágrafo 2º do artigo 3º passa a vigorar com a seguinte redação:

 

Artigo 3º. (…)

§2º. (…)

I – não remunere empregado, prestador de serviços autônomo, sócio ou administrador com valor bruto mensal superior a três salários mínimos;

 

Artigo 5º. O parágrafo 2º do artigo 5º passa a vigorar com a seguinte redação:

 

Artigo 5º. (…)

§2º. Nas hipóteses de curadoria de natureza material, a Defensoria Pública poderá atuar desde que se revistam também de caráter processual.

 

Artigo 6º. Renumeração do parágrafo único para §1º e acréscimo de § 2º ao artigo 13 da Deliberação, estabelecendo:

 

Artigo 13 (…)

§ 2º. Na hipótese deste artigo deverá o defensor proceder na forma do capítulo III da presente Deliberação.

 

Artigo 7º. Acréscimo de parágrafo único ao artigo 17 da Deliberação, estabelecendo:

 

 

Artigo 17. (…)

Parágrafo único. É obrigatório o preenchimento fundamentado do termo de denegação, bem como o arquivamento de cópia dos documentos previstos no artigo 6º, II, e no artigo 8º, §2º, nos autos que instruem o recurso.

 

Artigo 8º. Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes