TJ-SP suspende reintegração de posse em ação da Defensoria Pública de Araraquara

Atendendo a recurso da Defensoria Pública de Araraquara, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu efeito suspensivo para impedir a realização de reintegração de posse de imóvel de família mutuária da COHAB. O Defensor Público Luís Marcelo Mendonça Bernardes havia requerido ao Juízo que, antes que a reintegração de posse fosse efetivada, se observasse o teor do disposto no artigo 186, §2º, do CPC, que garante a intimação pessoal da parte representada pela Defensoria Pública “quando o ato processual depender de providência ou informação que somente” possa ser prestada pela parte.

A COHAB argumentava que a família havia descumprido acordo firmado nos autos, o que não foi possível confirmar-se com os cidadãos representados pela Defensoria Pública. O Defensor requereu, então, a aplicação do dispositivo legal ao magistrado da Comarca. Diante da negativa do juízo da Comarca, o Defensor interpôs agravo de instrumento, arguindo, entre outros aspectos, que o atendimento do pedido “é indispensável para o exercício do contraditório e da ampla defesa”. O Desembargador relator afirmou que a permanência da ordem do magistrado da Comarca implicaria inocuidade ao recurso, determinando a imediata suspensão da decisão.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes