Após atuação da Defensoria Pública de SP, idoso mantido internado sem decisão judicial é colocado em liberdade

FONTE: DPE-SP

A Defensoria Pública de SP obteve decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pôs em liberdade um idoso de 81 anos que estava internado desde 2010 no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Franco da Rocha, mesmo após determinação judicial pela desinternação.

Em 2010, num julgamento perante o Tribunal do Júri, o idoso foi considerado inimputável e recebeu como sentença a absolvição imprópria. Assim, foi determinada sua internação como medida de segurança. Posteriormente, o Tribunal de Justiça paulista reconheceu a prescrição do crime e considerou o processo nulo, determinando a desinternação do homem em 2015.

Porém, dada a idade avançada e a falta de apoio familiar, o idoso continuou internado e o caso foi encaminhado ao Ministério Público, com a indicação da necessidade de apoio da rede pública de saúde e assistência social. O MP, no entanto, optou por pedir à Justiça a internação compulsória e interdição civil, sem respaldo técnico e jurídico que as recomendasse.

Trata-se de um caso de pessoa presa sem pena, segundo os Defensores Públicos Leonardo Biagioni de Lima, Mateus Oliveira Moro, Thiago de Luna Cury, Renata Flores Tibyricá e Fernanda Dutra Pinchiaro, que atuaram no processo após serem avisados pela direção do hospital de custódia.

A Defensoria aponta que a internação é medida extrema e excepcional, e que a lei exige laudo médico para a intervenção drástica. “A resposta legal à situação fática seria apenas uma: a determinação de desinternação do paciente do HCTP, com encaminhamento ao SUS ou SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para realização de avaliação atual e disponibilização ao paciente dos equipamentos e serviços públicos apropriados e legalmente admitidos”, afirmaram os Defensores em habeas corpus impetrado perante o STF.

Na decisão, o Ministro Edson Fachin reconheceu a ilegalidade da internação e determinou que o idoso fosse transferido do HCTP e encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial ou unidade de saúde similar, para avaliação e encaminhamento adequados. “A ilegalidade trazida aos autos diz respeito à internação mantida em hospital de custódia com fundamento em interdição civil. Ora, mesmo nos casos justificados em medida de segurança, que tem como base o sistema de justiça criminal, a legislação não permite internações por longo período, uma vez que a abordagem do tratamento da pessoa com sofrimento mental tem como escopo a reinserção e a integração social. Assim, ao se considerar que, no presente caso, a internação tem sede no sistema de justiça civil, a ilegalidade se mostra ainda mais evidente”, afirmou o Ministro. Dessa forma, determinou que o paciente idoso seja transferido do HCTP e encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial ou unidade de saúde similar, para que a equipe de saúde faça a avaliação e o encaminhamento adequados.

Saiba mais

Ao tomar ciência da situação, assistentes sociais dos Núcleos de Situação Carcerária e do Idoso e Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública fizeram avaliação do idoso, a fim de identificar os equipamentos públicos mais adequados à sua condição. O parecer aponta que ele possui perfil para ser incluído em Serviço de Residência Terapêutica (SRT) ou em Serviço socioassistencial, e que ele também é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo recebimento só foi interrompido em razão do aprisionamento, e que poderá ser restabelecido, viabilizando-se a autogestão de sua vida.

Outros pareceres, realizados pela Pastoral Carcerária e Secretaria Estadual de Saúde, também foram elaborados, apontando que o paciente precisa de respaldo institucional, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e não de internação psiquiátrica ou de interdição e, muito menos, de imposição de internação compulsória.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes