Defensoria Pública de SP completa 11 anos

11anos_defensoria

A Defensoria Pública de São Paulo completa, hoje, 11 anos de sua criação com um saldo bastante positivo na atuação em defesa do acesso das faixas mais carentes da população à Justiça. De acordo com projeções realizadas pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo com base nos atendimentos computados entre janeiro e setembro de 2016, os Defensores Públicos realizaram cerca de 1,7 milhão de atendimentos no ano passado.

Houve, portanto, na comparação com 2015, um salto de mais de 20% no número de atendimentos – o que por si comprova a importância crescente da carreira no Estado. Em 2006, no seu primeiro ano de atividades, a instituição havia realizado apenas 34 mil atendimentos.

O presidente da Apadep, Leonardo Scofano, destacou que, para que o Defensor Público de São Paulo continue a cumprir com eficácia o seu papel de apoio à população carente, é preciso um fortalecimento permanente da carreira. “Esse é o nosso objetivo principal. Lutar para garantir as melhores condições de trabalho ao Defensor Público e, com isso, atender ainda melhor a população que mais necessita”, diz Scofano.

 A Defensoria Pública foi criada em 2006 pela Lei Complementar nº 988, durante o segundo mandato do governador Geraldo Alckmin. A criação da instituição foi resultado de fortes pressões de diferentes segmentos da sociedade, que anteviam a necessidade de um órgão independente e autônomo que garantisse o acesso gratuito da população mais carente à Justiça.

 A Defensoria Pública de São Paulo está presente atualmente em 43 cidades, contando com 64 unidades e o empenho de 719 Defensores e 823 Servidores.  São focos da atuação da instituição casos de competência da Justiça Estadual, abrangendo as áreas cível, família, infância e juventude, criminal e execução penal. Um traço importante da atuação da Defensoria Pública é a busca por soluções extrajudiciais aos conflitos. Entre as demandas mais comuns estão a reivindicação de vagas em creches, divórcios, guarda de filhos e pensão alimentícia.

 Nesse início de ano, em meio à grave crise no sistema carcerário, a importância da atuação dos Defensores Públicos ganha ainda mais corpo, considerando-se a política que aplica no atendimento a presos provisórios, pioneira no País, realizada em Centros de Detenção Provisória em todo o Estado. Também é exemplar a atuação de defensores públicos em audiências de custódia, destacando-se ainda um recente projeto de mutirão, iniciado no último mês de agosto, para análise de milhares de casos de pessoas primárias condenadas por posse de baixa quantidade de drogas.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes