Evento marca 10 anos de atividade da Defensoria Pública de São Paulo

Com o apoio da APADEP, foi realizado ontem o seminário “10 Anos da Defensoria Pública de SP: Uma Análise Constitucional”, que contou com a participação de autoridades do Judiciário e do Executivo estadual e federal. Realizado no Salão do Júri do Palácio da Justiça, na capital paulista, o evento contou com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, um dos homenageados do dia; do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes; e do secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, que representou outro homenageado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que não pode comparecer. Também foi homenageada a Defensora Pública Daniela Sollberger por ter sido a primeira Coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores.

Ao comentar a importância desses primeiros dez anos de atuação da Defensoria Pública em São Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski destacou a atuação da instituição em favor dos mais necessitados. “Creio que a instituição, além de ter uma visão jurídica, de defesa dos direitos fundamentais, veio também com uma visão social, que complementa a de outras instituições do Judiciário”, destacou o ministro do STF.

Lewandowski foi homenageado por ter fomentado o projeto das audiências de custódia por todo o país, um pleito antigo das Defensorias Públicas, quando ocupou a presidência da Corte. O ministro proferiu palestra sobre o tema “A Relevância Constitucional da Defensoria Pública”, na qual assegurou que “continuará atento para defender a autonomia constitucional, administrativa e financeira da instituição”.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, discursou destacando a “defesa intransigente dos direitos fundamentais dos mais necessitados” realizada pela Defensoria Pública. Ele defendeu a necessidade de mudanças no sistema prisional por um modelo mais humano e justo, tarefa para a qual considera fundamental a participação da Defensoria Pública.

Representando o governador Alckmin, homenageado por ter realizado, em seu governo, a propositura e posterior sanção da Lei Complementar Estadual nº 988/2006, que criou a Defensoria Pública no Estado, o secretário de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa afirmou que “o epicentro do interesse público, do bem coletivo, é a dignidade da pessoa humana, a concretização real dos direitos fundamentais. E a Defensoria é o órgão responsável para instrumentalizar a garantia desses direitos”.

Também prestigiaram a solenidade o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; o conselheiro Bruno Ronchetti de Castro, do Conselho Nacional de Justiça; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Silvio Hiroshi Oyama; e o Ouvidor Geral do Estado, Gustavo Hungaro.

Estiveram também presentes o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, vice-presidente do TJ-SP, representando o corregedor-geral da Justiça;  a procuradora do Estado Mariangela Sarrubo Fragata; a procuradora Élida Graziane Pinto, do Ministério Público de Contas de SP; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; a chefe da Defensoria Pública da União em São Paulo, Nara de Souza Rivitti, representando o Defensor Público-Geral Federal;  a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, representando a Escola Paulista da Magistratura, a Defensora Pública Luciana Jordão, coordenadora auxiliar do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores; o Deputado Estadual Antonio de Souza Ramalho; a Assessora Especial de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública de SP, Marcia Garutti; o presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Fábio Toffic Simantob; a Coordenadora Geral da Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública do Estado (Asdepesp), Safira Bonilha Oliveira; e Augusto de Arruda Botelho, Conselheiro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

O evento foi acompanhado pela diretoria da APADEP, que, após o término da solenidade, ofereceu um coquetel para os participantes. O seminário foi promovido pelo Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da instituição e, além da APADEP, contou com apoio da Defensoria-Geral, da Escola da Defensoria Pública (Edepe) e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

SONY DSC

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes