Mais de 170 entidades da sociedade civil assinam carta de apoio à autonomia da Defensoria Pública

Por que a Defensoria Pública precisa se manter autônoma? Este é o título da mobilização que levou a ANADEP a receber, até o momento, mais de 170 assinaturas de apoio à Carta aberta para os movimentos sociais e a sociedade civil organizada [...]

Por que a Defensoria Pública precisa se manter autônoma? Este é o título da mobilização que levou a ANADEP a receber, até o momento, mais de 170 assinaturas de apoio à Carta aberta para os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. O objetivo deste movimento é destacar à sociedade a importância da autonomia da Defensoria Pública para o acesso à Justiça, a ampliação dos serviços oferecidos pela Instituição e a defesa dos direitos sociais e da cidadania.

O presidente da ANADEP, Joaquim Neto, e o Presidente do CONDEGE, Luís Carlos Portela, reuniram-se no último dia 2 de dezembro com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, para tratar da Ação Direta da Inconstitucionalidade (ADI) 5296, que questiona a autonomia da Defensoria. No encontro, os Defensores foram informados que a ação só seria devolvida para ser analisada em Plenário em 2016. Assim, a diretoria da ANADEP manterá a sua mobilização.

Segundo Joaquim Neto, o encontro foi muito positivo e durante o diálogo com o Ministro foi possível tratar sobre as recentes decisões da Corte, favoráveis à Defensoria. “Foi muito bom o nosso diálogo. Falamos sobre a importância da autonomia para o avanço e crescimento da Defensoria Pública e pontuamos que esta não é uma pauta corporativa e sim um trabalho voltado em defesa do acesso à Justiça em nosso país”, explicou.

Ele disse, ainda, que vão continuar mobilizados e a receber apoios de todas as partes do País. “Os representantes de Associações estão a todo vapor dialogando em suas bases com os representantes da sociedade civil. Vamos acumular o maior número de assinaturas e mostrar o reconhecimento da nossa Instituição”, destacou.

As Associações que obtiverem apoio devem enviar à ANADEP, o nome das Instituições que apoiam o movimento e que também irão subscrever o documento.  Com o assunto – Carta Aberta Movimentos Sociais; enviar e-mail para secretaria@anadep.org.br e comunicacao@anadep.org.br.

Fonte: ANADEP I e ANADEP ii

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes