Congresso dos Defensores Públicos acontece no Paraná

Com o tema “Defensoria como Metagarantia: transformando promessas constitucionais em efetividade”, tem início no dia 4 de novembro, o XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos. Os principais desafios da Defensoria Pública e o seu trabalho voltado à camada mais vulnerável da sociedade serão discutidos neste encontro [...]

Com o tema “Defensoria como Metagarantia: transformando promessas constitucionais em efetividade”, tem início no dia 4 de novembro, o XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos. Os principais desafios da Defensoria Pública e o seu trabalho voltado à camada mais vulnerável da sociedade serão discutidos neste encontro, organizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e pela Associação dos Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR).

 

O direito a ter direitos, o problema do sistema carcerário brasileiro, o atendimento à população em situação de rua e o acesso à justiça nas mais diversas áreas (consumidor, família, saúde) estão na pauta do evento. O Congresso será realizado na Universidade Positivo de Curitiba.

 

De acordo com o Presidente da ANADEP, Joaquim Neto, a escolha do Paraná para sediar o Congresso foi estratégica, pois o Estado foi um dos últimos a criar a Defensoria Pública e até o presente momento enfrenta dificuldades para se solidificar. “É fundamental que a balança da Justiça esteja equilibrada”, diz.

 

O Presidente revela que no Paraná, por exemplo, há apenas 75 Defensores Públicos em atuação, em contrapartida, o número de Magistrados (919) e de Promotores (800) demonstra uma grande disparidade. “E por que isso ocorre? É preciso debater este fato com a sociedade – usuária dos nossos serviços”, pontua.

 

A abertura oficial do evento ocorrerá na noite de quarta-feira (4), a partir das 19 horas, no auditório da Universidade Positivo. Um dos destaques da cerimônia será a participação da Batucada Feminista da Marcha Mundial das Mulheres do Paraná. Este grupo utiliza a música para reivindicar e debater com todas as esferas da sociedade a igualdade de gênero, as questões sobre políticas e ações de visibilidade dos direitos da mulher urbana e rural.

 

O encerramento do Congresso será no dia 7 de novembro com a palestra do Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto.  A partir de agora, as inscrições só poderão ser feitas no local do evento a R$800,00. O evento acontecerá na Faculdade de Direito da Universidade Positivo do Paraná, no bloco da Pós-Graduação, localizada na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba.

 

Para mais informações sobre o congresso acesse aqui.

 

Veja a programação completa no link.

 

FONTE: ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes