Nota Pública

 

NOTA PÚBLICA DA APADEP SOBRE A POSTURA DO PROCURADOR GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO QUANTO À AUTONOMIA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E SUA PRODUÇÃO NORMATIVA

 

 

A Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP) vem a público manifestar seu veemente REPÚDIO em relação ao novo ataque do Procurador Geral do Estado – Dr. Elival da Silva Ramos – à autonomia da Defensoria Pública de São Paulo.

 

Consta que o Gabinete do Procurador Geral do Estado tenha ingressado com ação judicial, que recebeu o número 1043696-85.2015.8.26.0053, e tramita perante a 12ª Vara de Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Capital, pleiteando a decretação da nulidade de atos normativos (Deliberação CSDP nº. 286/2013 e Ato Normativo DPG nº. 79/2013) legitimamente expedidos pelo Conselho Superior da Instituição e Defensoria Pública-Geral do Estado.

 

A Defensoria Pública, reitera-se, é Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado que possui a nobre missão de promover os direitos humanos e prestar orientação jurídica e defesa aos economicamente hipossuficientes, de forma integral e gratuita, em todos os graus, judicial e extrajudicialmente, individual e coletivamente e, qualquer tentativa de diminuir-lhe a autonomia funcional, administrativa ou financeira, há de ser vista como grave violação à Constituição Federal e ao compromisso de combate à desigualdade social.

 

A APADEP afirma que de pouca valia será a missão da Defensoria Pública, se não houver meios para cumpri-la eficazmente! Que pouca seriedade há nos discursos que pregam a justiça social, se não forem assegurados os instrumentos para que também os mais pobres – maior parcela da população brasileira – tenham acesso à Justiça, efetiva e real. Garantir o exercício da autonomia administrativa e o desempenho das funções do Conselho Superior e do Defensor Público-Geral é lutar para que a Instituição não sucumba a interesses políticos oscilantes, inclusive os da Procuradoria do Estado, que é constantemente acionada pelos Defensores Públicos na defesa da população carente, pleiteando os direitos sociais e a implementação de políticas públicas que são constantemente descumpridas pelo Estado.

 

Assim, por todo o exposto, a APADEP repudia a nova investida do Procurador Geral do Estado contra a Defensoria Pública bandeirante, e o faz tanto pela incongruência e incoerência da tese da ilegalidade esposada por órgão que tem a mesma prática remuneratória,  quanto pelo objetivo político da ação que é,  diretamente, atingir a autonomia e o livre exercício da produção normativa da Instituição. Importante frisar que tal postura, compreendemos, não reflete o entendimento dos Procuradores paulistas.

 

Finalmente, reafirmamos que a autonomia das Defensorias Públicas, é o único modelo garantidor da boa prestação do relevante serviço público de acesso da população à Justiça.

 

São Paulo, 29 de outubro de 2015

 

DIRETORIA DA APADEP

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes