Livro do Defensor Tiago Fensterseifer debate a construção da nova identidade da Defensoria Pública no Brasil

 

A identidade constitucional da Defensoria Pública brasileira é o tema do mais recente livro do Defensor Público Tiago Fensterseifer.

 

Em “Defensoria Pública, Direitos Fundamentais e Ação Civil Pública: a tutela coletiva dos direitos fundamentais (liberais, sociais e ecológicos) dos indivíduos e grupos sociais necessitados”, Tiago aborda a Instituição no período pós-Lei Complementar 132/2009 e pós-Emenda Constitucional 80/2014, alinhando esse novo regime jurídico institucional ao papel que lhe cabe exercer no campo da tutela processual coletiva de todas as dimensões de direitos fundamentais de titularidade das pessoas vulneráveis.

 

A obra, prefaciada pelo Professor Ingo W. Sarlet e com apresentação do Professor Luiz G. Marinoni, alicerça os fundamentos de ordem constitucional que contribuem para uma leitura sistemática da questão não limitada, portanto, a uma compreensão apenas “processual” da legitimidade ativa para a propositura da ação civil pública.

 

A Teoria dos Direitos Fundamentais, por sua vez, iluminou os pontos centrais no caminho argumentativo percorrido ao longo da construção do texto, reforçando o papel constitucional diferenciado atribuído à Defensoria no âmbito do nosso Sistema de Justiça, notadamente em temas de grande envergadura social.

 

Trata-se do debate da construção da nova identidade constitucional (e institucional) da Defensoria Pública brasileira.

 

O livro está disponível para compra nas livrarias ou pela internet clicando aqui

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes