BALANÇO DO TRIMESTRE

AGO, DIA DO DEFENSOR, ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM A ANADEP, CONTINUIDADE DA LUTA REMUNERATÓRIA E ESTREIA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL

O segundo trimestre do ano foi marcado por um im­portante evento para a carreira: além da comemo­ração, em 19 de maio, do Dia Nacional da Defenso­ria Pública, pela primeira vez foi celebrado também o Dia do Defensor Público do Estado de São Paulo, instituído pela Lei Estadual no 15.723/15.

Para celebrar as datas, ao longo daquela semana, a APADEP realizou diversos eventos comemorativos: uma maratona esportiva no Parque Villa-Lobos, o Ato Solene em homenagem à Defensoria Pública e ao Dia do Defensor – realizado em parceria com a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado, com o apoio da Liderança do PSDB -, além de uma festa na casa Grazie a Dio, na Vila Madalena.

A data também mereceu espaço na mídia. A Presidente da APADEP, Franciane Marques, concedeu entrevista à Rádio CBN São Paulo, na qual defendeu a autonomia da Defensoria Pública, e à Rádio Estadão, oportunidade em que ressaltou a necessidade de crescimento da Instituição no Estado. A Presidência também teve artigo publicado na edição online da Folha de S. Paulo, oferecendo um panorama da carreira no Estado de São Paulo, sua forte atuação e seus desafios.

Nesse mesmo trimestre, o Plenário do STF decidiu por unanimidade que a Defensoria Pública tem legitimidade para propor ação civil pública na defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos: a Corte julgou constitucional dispositivo da Lei no 11.448/07, que alterou a Lei no 7.347/85, prevendo a Defensoria Pública como um dos legitimados para propor ação civil pública. Importante ressaltar o trabalho árduo das Associações Estaduais unidas à ANADEP em busca dessa decisão.

O período também foi marcado por Assembleias-Gerais Ordinárias da APADEP e da ANADEP. A entidade paulista convocou os Associados para a reunião em que foram discutidos o Relatório Anual da Diretoria, o Balanço, a Prestação de Contas e a Previsão Orçamentária para o ano subsequente. A Associação Nacional, por sua vez, colocou em votação a alteração ao seu Estatuto e, logo após, promoveu eleição na entidade. O Presidente eleito para o biênio 2015/2017 foi o Defensor Público do Maranhão Joaquim Gonzaga de Araújo Neto. Franciane Marques foi eleita para o Conselho Consultivo.

As duas Associações divulgaram, ainda, a parceria que firmaram com o SESI Nacional para a inclusão de adolescentes e jovens, vítimas de abuso e exploração sexual, no Projeto ViraVida, com evento organizado pela Diretoria de Articulação Social da APADEP, que contou com o apoio do Núcleo da Infância e Juventude, Escola da Defensoria Pública e Assessoria Técnica Psicossocial da Instituição.

A Diretoria da APADEP acompanhou também a Assembleia-Geral Extraordinária da ANADEP, em Brasília, e participou de movimentação das Associações no legislativo federal para que seja pautado, no Congresso Nacional, a análise ao veto da Presidência da República ao PLP 114, que incluía a Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na mesma época, iniciou-se a análise do estudo realizado pela Comissão, instituída pelo Conselho Superior, para apresentar as alterações à Lei Complementar Estadual nº 988/06, a partir das disposições trazidas pela Emenda Constitucional nº 80/14.

Membros da Diretoria da APADEP se deslocaram para visitas a Unidades da Defensoria e participaram de eventos expressivos para a carreira: no projeto APADEP em Campo, Franciane visitou as unidades da Defensoria de Itaquaquecetuba, Jundiaí e Sorocaba. Na Capital, esteve presente em reunião com a Regional Criminal da Barra Funda, na qual foi debatido o Ato que disciplinou as visitas aos presos provisórios. Diretores marcaram presença em evento realizado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no 171/1993, que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal. No litoral, o Conselheiro Thiago Souza representou a APADEP na inauguração da Unidade da Defensoria de Praia Grande.

No último trimestre, a Associação manteve seu firme posicionamento quanto à questão remuneratória e voltou a indagar a Administração Superior sobre a aprovação do projeto por ela apresentado, objetivando sempre a busca pela paridade dos valores pagos às carreiras da mesma magnitude.

Na 428ª Sessão do Conselho Superior, especificamente, a Presidente da APADEP ressaltou que as Associações Estaduais têm sido constantemente pressionadas a atuar na valorização remuneratória dos Defensores Público e também questionou o Defensor Público-Geral sobre a estratégia de apresentação do projeto de lei à ALESP caso não haja anuência do Executivo.

Finalmente, foi iniciada a I Supercopa dos Campeões APADEP, com jogo inaugural em Santos. As partidas seguintes prestigiaram o interior do Estado e ocorreram nas cidades de São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campinas. A final da Supercopa dos Campeões da APADEP está marcada para 1º de agosto, em São Roque, com uma grande confraternização.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes