Defensor de São José dos Campos e população questionam prefeitura sobre impactos de projeto de obra viária

 

Moradores de São José dos Campos participaram nessa terça-feira, 9 de junho, de uma audiência pública sobre a construção da Via Banhado, projeto viário polêmico porque, se aprovado, passará pelo “Banhado”, imensa área verde com mais de 5 milhões de metros quadrados e considerada cartão postal da cidade. A previsão é que a Via Banhado, que deve ligar as regiões norte e oeste da cidade, tenha quatro quilômetros de extensão e custe em torno de R$ 75 milhões.

 

A audiência pública é uma das etapas prévias à aprovação do complexo. Na ocasião, a prefeitura local apresentou o projeto aos moradores, que puderam expor suas dúvidas, sugestões e críticas. Diversos problemas giram em torno do projeto. Um deles é de ordem financeira. Pela proposta inicial, a Via Banhado seria construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Contudo, a prefeitura do município mudou a proposta para a implementação da obra.

 

Agora, se aprovada, ela será viabilizada com dinheiro da Caixa Econômica Federal. Já o montante que viria do BID será destinado a outras obras – como a construção da Via Cambuí, que deve ligar a região do Putim até a Vila Industrial, e a ampliação do viaduto da Kanebo (no sentido bairro-centro).

 

A Defensoria Pública de São Paulo questiona o projeto. “Para analisar a viabilidade socioambiental, é necessário apresentar um orçamento. Se não há viabilidade financeira, é temerário prosseguir com o processo de licenciamento”, disse o Defensor Público Jairo Salvador.

 

Boa parte dos moradores da região do Banhado também se opõe à construção do corredor. “Além de ser um cartão postal, é o pulmão de São José dos Campos. Sou completamente contra a avenida. Não só eu, mas a comunidade toda”, diz o morador Davi Moraes, um dos 270 residentes do local previsto para as obras.

 

A prefeitura diz que a mudança do destino inicial dos recursos do BID é legal. “Os recursos do BID têm prazo para serem reembolsados. A Via Banhado ainda está em fase de discussão do licenciamento, que acontece nas audiências públicas. Exatamente para evitar que esses recursos se percam, a prefeitura discute que esse dinheiro seja aplicado em outros empreendimentos”, explicou Marcelo Silva Santos, secretário de transportes.

 

Com informações do G1

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes