Dia Nacional da Defensoria Pública é celebrado em todo o país

Em maio, foram várias as manifestações em celebração e homenagem à Defensoria Pública e aos Defensores Públicos do Brasil. Veja como foi a comemoração pelos Estados.

cristo verde

 

Desde a última sexta-feira, 15 de maio, várias manifestações em celebração e homenagem à Defensoria Pública e aos Defensores Públicos vêm sendo realizadas em todo o Brasil. O Dia Nacional da Defensoria Pública de 2015 ficou marcado pela grande mobilização de Associações, Defensores e Defensorias de todo o país. Parabéns a todos os profissionais que, com seu trabalho, permitem que essa Instituição, expressão e instrumento da democracia, exista.

Confira abaixo como diversos Estados estão comemorando a data.

 

Solenidade na Assembleia Legislativa em São Paulo

No Estado mais populoso do Brasil, a APADEP promove, juntamente com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), Fernando Capez, e a Associação dos Servidores Públicos da Defensoria (ASDPESP), um Ato Solene no auditório da Alesp em homenagem aos Defensores paulistas. Deputados e lideranças partidárias estarão presentes no Ato. A APADEP ainda celebra a semana do Defensor com uma programação especial voltada para seus Associados. Um dos eventos da semana foi a maratona de atividades esportivas realizada no último domingo, 17 de maio, no Parque Villa Lobos, na capital paulista.

 

Rio ilumina Cristo Redentor de verde

Por volta das 18h desta terça-feira, o Cristo Redentor ganhará iluminação verde, cor que representa a Instituição. A iniciativa é fruto da parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública daquele Estado e as associações nacional e fluminense de Defensores Públicos (ANADEP e ADPERJ, respectivamente).

 

MG tem agenda de eventos

A Defensoria Pública de Minas Gerais está celebrando sua VI Semana da Defensoria Pública e os 39 anos da Instituição no Estado. Durante a última sessão do Conselho Superior da Defensoria mineira, no dia 15 de maio, houve a inauguração do retrato da ex-Defensora Pública-Geral, Andréa Abritta. Alinhada ao tema da Campanha Nacional da Defensoria 2015, que este ano são as “tutelas coletivas”, a Instituição também fará uma visita ao bairro Pindorama, zona noroeste de Belo Horizonte, para realizar um mutirão de atendimento à população local, que convive esgoto a céu aberto, nascentes contaminadas e, consequentemente, tem várias demandas coletivas nas áreas de saúde e defesa do consumidor.

 

No Pará, Defensores são homenageados na Assembleia Legislativa

O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Márcio Miranda, realizou, na capital paraense, uma sessão solene na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, em homenagem ao Dia do Defensor Público. Várias autoridades, Defensores e servidores estiveram presentes no evento, que teve a participação do Defensor Público da União, Cláudio Luiz Santos. O ato foi seguido de um almoço de confraternização na sede da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP).

 

Atividades para promoção da carreira em Sergipe

A Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE) também vai promover diversas atividades voltadas para seus Associados. Uma delas é a promoção de palestras para a carreira no Hotel Mercure, em Aracaju. O Juiz de Direito, Marcelo Semer, que atua na 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, em São Paulo, falará sobre “A importância da Defensoria Pública na construção de um sistema de Justiça Democrático”.

 

Encontro e mutirão no Rio Grande do Sul

A Associação dos Defensores do Estado (ADPERGS) realizará, nesta semana, das 9h às 16h, um mutirão de atendimento com a unidade móvel da Defensoria Pública no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre. Na ocasião, servidores e Defensores Públicos prestarão orientações e atendimentos à população gratuitamente. Já a Defensoria gaúcha lançará a radioweb, um espaço online de informações, notícias da Instituição e entrevistas com Defensores Públicos sobre grandes temas.

 

Na Capital Federal, sessão especial no Senado

Na segunda-feira, 18 de maio, senadores homenagearam os Defensores Públicos de todo o país e a Defensoria Pública em uma sessão especial no plenário da Casa. A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS), foi amplamente prestigiada por seus pares, que manifestaram apoio ao fortalecimento da Defensoria e discorreram sobre a necessidade de elevá-la a uma posição isonômica ao lado do Judiciário e do Ministério Público.

 

Mutirões em Rondônia

Na tarde desta terça, 19 de maio, a Associação dos Defensores Públicos de Rondônia, com o apoio da Defensoria Pública daquele Estado, prestou orientação jurídica para a população na Praça das Três Caixas D´Agua, símbolo e cartão postal da capital, Porto Velho. A ideia foi levar o conhecimento dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e despertar em todo o cidadão a consciência de que ele tem direitos e obrigações.

 

Fonte: ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes