Defensoria de SP promove ciclo de audiências públicas sobre direito à educação para pessoas com deficiência

audiencia publica

 

A Defensoria Pública de SP inicia, na próxima sexta-feira, 17 de abril, na Capital, um ciclo de audiências públicas sobre direito à educação para pessoas com deficiência e os apoios na escola para inclusão. Outras duas audiências estão agendadas para ocorrer em maio nas cidades de Sorocaba e Osasco.

 

A iniciativa é do Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública. O objetivo das audiências é ouvir a sociedade civil sobre a falta destes apoios e colher contribuições para a instrução de um procedimento administrativo, em curso no Núcleo, que trata da ausência de agentes de inclusão nas escolas públicas.

 

A Defensora Pública Renata Flores Tibyriçá, Coordenadora do Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria, destaca que é preciso garantir a todos o suporte necessário para a inclusão nas escolas públicas como, por exemplo, profissionais capacitados, alterações curriculares e meios de comunicação alternativos, a depender da deficiência de cada estudante. “Uma das reclamações que chegam à Defensoria Pública é que esses apoios não têm sido disponibilizados. As mães de alunos com deficiência dizem que são obrigadas a ficar com os filhos na escola por falta de profissionais ou que os filhos não levam material escolar e ficam no fundo da sala apenas brincando. Isto não pode acontecer pois a escola não é só um local para socialização, mas de aprendizado”, explica Renata.

 

A Defensora Pública diz ainda que as audiências públicas serão espaços para conhecer as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência nas escolas públicas e discutir alternativas. “As audiências públicas não serão apenas para ouvir a população e profissionais de educação, mas também para pensarmos em soluções. Para isso, convidamos secretarias municipais e estaduais, além de diversas instituições, a fim de pensarmos como as barreiras encontradas por pessoas com deficiências nas escolas podem ser superadas”, disse a Defensora.

 

A primeira das três audiências ocorre na próxima sexta-feira, 17 de abril, às 14h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, nº 100, bairro Bela Vista). No dia 8 de maio, o evento será em Sorocaba, a partir das 9h, no auditório do Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCAR (Rua Maria Cinto de Biaggi, nº 130, bairro Santa Rosália). Por fim, o último encontro acontecerá no dia 29 de maio, em Osasco, às 14h, no auditório da Associação Comercial de Osasco (Avenida Dionysia Alves Barreto, nº 701).

 

Clique aqui para ver o cartaz do evento.

 

Serviço:

Ciclo de audiências públicas

 

São Paulo

Data: 17 de abril (sexta-feira)

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, nº 100, bairro Bela Vista, São Paulo

Horário: 14h

 

Sorocaba

Data: 8 de maio (quinta-feira)

Local: Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCAR

Endereço: Rua Maria Cinto de Biaggi, nº 130, bairro Santa Rosália, Sorocaba

Horário: 9h

 

Osasco

Data: 29 de maio

Local: Auditório da Associação Comercial de Osasco

Endereço: Avenida Dionysia Alves Barreto, nº 701, Osasco

Horário: 14h

 

Fonte: DPESP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes