Governador fluminense veta projeto de lei que proíbe revista íntima em presídios; Defensoria contesta

 

Pezão_Wiki

 

O Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vetou integralmente o projeto de lei Nº 77/2015, que assegurava o fim da revista íntima nos presídios do Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 6 de abril, e informada pela Defensoria Pública do Estado (DPGE-RJ).

 

Em nota, a Instituição voltou a afirmar sua posição favorável ao fim da prática, pregando o respeito aos Direitos Humanos e a criação de legislação contrária à revista vexatória.

Clique aqui para ler nota na íntegra.

 

Ademais, a Defensoria do Rio de Janeiro afirma que o projeto, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) no último 10 de março, constitui um avanço no tratamento à população carcerária e de seus familiares, colocando o Rio de Janeiro em posição de concordância com os padrões internacionais.

 

A revista íntima sujeita todos os visitantes, incluindo crianças, mulheres e idosos, a tirarem a roupa diante de agentes carcerários. Em muitos casos, mulheres são submetidas à exposição de seus órgãos genitais, até mesmo com toque vaginal. Nesse contexto, a DPGE-RJ complementa que tais “humilhações […] levam muitos presos a recusarem a visita de familiares, o que dificulta ainda mais o processo de ressocialização”.

 

Fonte: ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes