Joaquim Neto é eleito presidente da ANADEP

 

 Antônio Neto

 

Nesta segunda-feira, 23 de março, durante Assembleia Geral Ordinária, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) elegeu seu novo presidente e os integrantes dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal para o biênio 2015/2017. A única chapa de oposição, “União e Trabalho”, encabeçada pelo maranhense Joaquim Neto, foi a vencedora e recebeu 50 votos computados de acordo com o Estatuto da ANADEP. A Presidente da APADEP, Franciane Marques, compareceu ao pleito para votar presencialmente.

 

Pelo novo estatuto da entidade, cada estado da Federação tem direito a três votos, sendo dois do Presidente da associação filiada e um dos demais Defensores – este último apurado pela maioria simples dos presentes apta a votar física ou virtualmente.

 

A votação ocorreu durante a tarde, na sede da ANADEP, em Brasília. Esta eleição já contemplou a votação online, pela área restrita do site da entidade, durante a transmissão on line das assembleias-gerais ordinárias. Já os presidentes de Associações estaduais compareceram para votar presencialmente. Uma comissão eleitoral acompanhou todo o processo.

 

Joaquim Neto, Presidente eleito, afirmou que sua gestão será marcada pelo trabalho estratégico aliado à união e à democratização de ideias. De acordo com Neto, a nova diretoria vai ampliar o canal de comunicação com o Executivo. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso principal objetivo é dialogar com o Executivo sobre a inclusão da Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal e temos de articular isto de uma maneira democrática e eficaz. A Defensoria é uma instituição ímpar e fundamental no Estado Democrático de Direito. Hoje, temos uma grande conquista que é a EC 80/2014. No entanto, temos que buscar mecanismos para cumprir com a normativa constitucional de termos um Defensor Público em cada comarca no prazo de oito anos”, afirmou.

 

Citando ainda o plano do grupo para ampliar e solidificar a Escola Nacional dos Defensores Públicos, com a continuidade dos seminários itinerantes, Neto também anunciou que, durante sua gestão, desenvolverá o projeto “ANADEP nos estados”, lançará duas publicações voltadas para os Defensores Públicos e firmará parcerias para oferecer à categoria cursos de doutorado e mestrado.

 

Perfil: Joaquim Neto é presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão. No estado, é titular do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (NDCA). Em 2014, foi o vencedor no Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública com o trabalho “Fortalecendo os Vínculos Familiares”. É o atual 2º Tesoureiro da ANADEP. Foi membro da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP).

 

A posse dos novos integrantes dos Conselhos da ANADEP ocorrerá no dia 31 de março, às 19h, no Centro de Convenções Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 01 Conjunto A – Brasília DF.  Clique aqui e confira a chapa completa.

 

Fonte: Ascom ANADEP

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes