Defensora de Marília garante aluguel social a morador que teve casa incendiada

minha casa, minha vida

A Defensora Pública Andrea da Silva Lima obteve, no último dia 10 de março, uma decisão liminar que obriga a Prefeitura de Marília (noroeste do estado) a pagar aluguel social a um morador que teve a casa completamente destruída por um incêndio.

 

O imóvel, que era de madeira, teve a perda total atestada pelo Corpo de Bombeiros da região. O servente de pedreiro Bernardo (nome fictício) foi obrigado a deixar a casa e, desde então, mora provisoriamente na residência de conhecidos.

 

Segundo Andrea, o município de Marília não possui legislação que preveja o pagamento de aluguel social e/ou assistência temporária a famílias sem moradia. A Defensora argumentou, contudo, que é dever constitucional do município prestar atendimento habitacional, reforçando que o morador não poderia ingressar no programa Minha Casa, Minha Vida por não possuir a renda mínima exigida como pré-requisito.

 

O juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública de Marília, afirmou que o aluguel social garante o direito à moradia e visa garantir a dignidade da pessoa humana, determinando que a prefeitura conceda o pagamento de assistência no valor mensal de R$ 500.

 

Fonte: DPE/SP

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes