Defensor Público de Alagoas intervém por 56 pacientes com fraturas sem previsão de cirurgia óssea

hospital_alagoas_1
Hospital Geral do Estado. (Foto: SBPH)

 

 

Uma inspeção no Hospital Geral do Estado de Alagoas detectou que 56 pacientes que sofreram fraturas ósseas estão desde dezembro de 2014 sem previsão de quando realizarão o procedimento cirúrgico necessário e, até o momento, não receberam tratamento adequado.

 

A auditoria realizada pela Defensoria Pública de Alagoas na segunda-feira (23) resultou no encaminhamento de um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e à Secretaria Estadual de Saúde para que as referidas pastas iniciem, em até 3 dias, os procedimentos de resolução da questão.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Difusos e Coletivos da Defensoria, Ricardo Melro, se as secretarias não adotarem medidas concretas no prazo assinalado, a Defensoria vai ingressar com ação civil pública.

 

“Segundo nos foi informado, o problema se encontra na rede credenciada, que deu férias a vários médicos desta especialidade, por isso o serviço não estaria funcionando a contento. Mas isso não tira a responsabilidade do poder público, principalmente do município de Maceió, que é o responsável pelos contratos com a rede credenciada. O melhor caminho para acabar com esse problema é a realização de mutirão de procedimentos ortopédicos”, afirma o Defensor.

 

A pressa na realização dos procedimentos se deve ao fato de que uma fratura sem o devido tratamento pode vir a incapacitar o paciente deixando graves sequelas.

 

À reportagem do G1, a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde de Alagoas informou que o HGE vai promover um mutirão em março com o objetivo de zerar a fila de espera de cirurgias ortopédicas.

 

Fonte: G1 e DPE/AL

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes