Ministro suspende acusação contra DPG de Santa Catarina que violava autonomia da Defensoria

O Defensor Público-Geral de Santa Catarina, Ivan César Ranzolin. (Foto: DPESC)
O Defensor Público-Geral de Santa Catarina, Ivan César Ranzolin. (Foto: DPESC)

 

Um fato recente envolvendo o Defensor Público-Geral de Santa Catarina demonstra como a autonomia da Defensoria ainda não foi plenamente assimilada por outras instituições da Justiça. Por não acatar uma requisição judicial do Tribunal de Justiça do Estado para a nomeação de um Defensor, o Defensor Público-Geral Ivan César Ranzolin foi acusado de crime de desobediência nos autos nº 038.09.043421-5 de Joinville (SC).

 

Em resposta à acusação, o relator e Ministro Nefi Cordeiro concedeu liminar em habeas corpus para sustar a persecução criminal desenvolvida, por considerar o caso um evidente constrangimento ilegal. A decisão, pela liminar, vale até a solução do mérito da questão.

 

Em seus argumentos, o Ministro afirmou que a submissão da Defensoria Pública e seu gestor maior a requisições judiciais é indevida e viola, a um só tempo, a independência e a autonomia da Instituição, a necessária opção de critérios de atuação pelo Defensor Geral e a independência da atividade da advocacia.

 

A independência e a autonomia da Defensoria Pública para atuar livre de determinações exteriores está garantida no artigo 134, §2º da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº80/2014.

 

Com informações da DPESC

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes