Defensor público de SP é premiado por atuação em Direitos Humanos e recebe homenagem da Apadep

Carlos Weis durante conferência do Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH)

Com informações de Ascom/Anadep

O defensor público paulista Carlos Weis foi homenageado nesta terça-feira (2/9) pela sua atuação destacada no fortalecimento dos direitos humanos durante a da abertura do Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH). Todos os anos, um brasileiro e um estrangeiro são escolhidos pela organização do curso com o objetivo de destacar o trabalho de excelência que os homenageados realizam. O defensor ainda foi o responsável pela primeira conferência do dia, com o tema “Sistema Interamericano de Direitos Humanos: a Comissão”.

“Carlos Weis sempre foi parceiro do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e durante outras edições do curso sempre nos deu apoio. Ele participou diversas vezes como palestrante e mediador de debates voltados para esta temática. Além disso, ele é literalmente um defensor dos direitos humanos; sua trajetória neste trabalho é ímpar, com vários livros publicados sobre o tema”, explica o procurador do Ceará e presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), César Barros Leal.

Carlos Weis também foi homenageado pela Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) por conta premiação. Nesta quarta-feira (3/9), o defensor foi recebido na sede da Associação e ganhou uma placa de homenagem (foto).

Carlos Weis recebe homenagem da presidente da Apadep, Franciane Marques    Placa de homenagem da Apadep recebida por Carlos Weis pela atuação premiada na defesa de Direitos Humanos

Para Carlos Weis, o prêmio é resultado de um trabalho coletivo pela promoção, difusão e defesa dos direitos humanos, como membro da Defensoria Pública. “Talvez sob influência da resignificação dos objetivos institucionais, gerada quando da criação da Defensoria Pública de São Paulo, o fato é que a atuação em prol dos direitos humanos foi amplamente reconhecida pelos colegas como a identidade da atuação defensorial, seja em âmbito individual, o mesmo em relação aos direitos difusos e coletivos”, avalia o defensor. Carlos Weis atua como coordenador do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

O defensor cita também a recente promulgação da EC 80/2014 como um instrumento para a efetividade da promoção dos direitos humanos. “Esta, por sua vez, consagrou, definitivamente, a incumbência fundamental de promoção dos direitos humanos pela Instituição, sendo importante observar que o texto inserido na Constituição se refere precisamente ao tema, significando uma ampliação do nosso escopo de atuação, sobretudo tendo em vista o conhecimento e a aplicação de todo o arcabouço normativo, jurisprudencial e dogmático internacional sobre o tema, quer no âmbito interno, quer perante os organismos internacionais de monitoramento e supervisão estabelecidos pela ONU e OEA”, completa.

Em dezembro de 2012, Carlos Weis recebeu em nome do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo o Prêmio Direitos Humanos 2012, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria ‘Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua’ (saiba mais).

Sobre o Curso

O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos (CBIDH) está em sua terceira edição e tem como tema central Igualdade e Não Discriminação. O evento é promovido em Fortaleza (CE) e vai até o dia 12 de setembro.

É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos; do Instituto Intermamericano de Direitos Humanos; da Universidade de Fortaleza e da Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Nesta edição, o foco dos debates será relacionado às questões brasileiras e contará com a troca de experiência com profissionais de diversas áreas de atuação. A programação é composta por conferências magnas, painéis de especialistas, mesas de discussão, estudo de caso e oficinas temáticas.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes