Associação Nacional de Defensores Públicos celebra 30 anos

anadep 30 anos

 

A Anadep comemora em julho 30 anos de existência. E para celebrar a data, elaborou um calendário de atividades a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2014.

Já no próximo dia 5 de agosto, a partir das 10h,  no auditório Freitas Nobre, no anexo IV da Câmara dos Deputados, será realizada pela ANADEP uma sessão especial para homenagear os parlamentares que foram fundamentais para a aprovação da PEC das Comarcas, apreciada em tempo recorde no Congresso Nacional. Entre os principais homenageados estão os autores da proposta: Mauro Benevides (PMDB/CE); Alessandro Molon (PT/RJ); e André Moura (PSC/SE); o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL); os deputados: Amauri Teixeira (PT/BA) – relator na Comissão Especial; Luiz Couto (PT/ PB) – Relator na CCJ; o senador Romero Jucá (PMDB/RR) – relator no Senado ; o Presidente da CCJ na Câmara: Décio Lima (PT/SC); o presidente da CCJ no Senado, Vital do Rêgo (PMDB/PB); e a deputada Antônia Lúcia (PSC/AC) – presidente da Frente Parlamentar de apoio em defesa e fortalecimento da Defensoria Pública.

Os nomes foram definidos na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), do dia 3 de junho, promovida em Brasília, na sede da Entidade, quando ficou estabelecido também que as Associações Estaduais farão homenagens aos parlamentares que têm contribuído para o fortalecimento da Instituição nas suas regiões.

ENADEP e publicações: Também para marcar as três décadas de funcionamento da Entidade, a ANADEP lançará até o final do ano duas publicações: um livro comemorativo aos 30 anos, com artigos de defensores sobre a Defensoria Pública, e mais uma edição do  Banco de Atuações Coletivas das Defensorias Públicas. O I Relatório Nacional de Atuações Coletivas da Defensoria Pública: um estudo empírico sob a ótica dos ‘consumidores’ do Sistema de Justiça foi lançado no dia 7 de junho de 2013, na sede da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ). O estudo buscou destacar as principais iniciativas promovidas pelas Defensorias Públicas em todo o país e dessa forma pensar o Sistema de Justiça sob a ótica das pessoas que o utilizam. Ao todo foram catalogadas 50 práticas na publicação coordenada pelo vice-presidente da ADPERJ, José Augusto Garcia de Sousa, sob a gestão do defensor público e ex- presidente da ANADEP, André Castro.

Quem desejar contribuir com a experiências para atualização do Banco de Atuações Coletivas, pode encaminhar material diretamente para o e-mail: enadep@anadep.org.br até o dia 25 de julho, com o Assunto: “Atuações Coletivas das Defensorias Públicas”.

ANADEP Itinerante: Um dos objetivos do programa de gestão da atual presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, é o de promover as AGE’s em todas as regiões do país. O primeiro encontro será no próximo dia 14 de agosto, em João Pessoa (PB). A diretoria da Associação também já definiu encontros em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em Tocantins, em datas a serem estabelecidas. As reuniões terão por objetivo discutir a realidade local e também debater os principais temas de interesse da categoria.

Além das Assembleias-Gerais no estados, serão promovidos também seminários organizados pela ENADEP, intitulados de “Seminário da Escola Nacional dos Defensores Públicos – ENADEP”, que visam a promover o debate em torno da capacitação e do aprimoramento dos defensores públicos e a troca intelectual.

Nova identidade Visual: Para celebrar a passagem de seu 30º aniversário, marcando um ano definitivo para a história da Defensoria Pública brasileira, a ANADEP está renovando a sua logomarca. A imagem que por muito tempo identificou a Entidade visualmente, passará por uma releitura buscando modernizar seu formato, adequando-o à realidade contemporânea. A previsão é de a nova logo seja lançada no dia 5 de agosto, também na solenidade comemorativa ao aniversário.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes