Violência policial durante protestos em SP preocupa entidades de direitos humanos

Crédito: Mídia Ninja

De Rede Brasil Atual

A truculência da Polícia Militar (PM) durante as manifestações em São Paulo preocupa a imprensa internacional e entidades de direitos humanos. A Anistia Internacional enviou documentos pedindo providências aos governos estadual e federal. O Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo entrou, em abril, com uma ação na justiça pedindo a determinação de medida para coibir excessos policiais.

A assessora de Direitos Humanos da Anistia Internacional, Renata Neder, avalia que a força policial só deve ser usada se for “estritamente necessária”, o que significa que a PM não deve dispersar uma manifestação sabendo que ela está acontecendo de forma pacífica. Além disso, Renata aponta a impunidade como uma forma de alimentar o ciclo de novos abusos.

Durante a abertura da Copa do Mundo em São Paulo, no último dia 12, a polícia agiu de maneira violenta para impedir que os protestos acontecessem. Carlos Weis, da Defensoria Pública de SP, considera que o uso exacerbado da força  impulsiona algumas pessoas a responderam também com violência. “Com isso, chegamos em um ciclo que não é muito bom para ninguém, muito menos para a democracia brasileira.”

De acordo com o grupo Advogados Ativistas, que atua na defesa do direito a manifestação, a PM não está acostumada com a presença do advogado, o que dificulta o trabalho do grupo. “Muitas vezes eles realizam revistas pessoais, em cima dos manifestação, de maneira aleatória, feita por diversas vezes e sem qualquer razão”, afirma André Zanardo, representante da entidade.

Assista a reportagem realizada pela TVT:

 

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes