Defensoria Pública de SP forma comissão especial para atuar durante a Copa do Mundo

10371420_666470320090173_7737890465607791355_n

De Ascom/DPESP

A Defensoria Pública de São Paulo instituiu uma comissão especial para prestar assistência jurídica à população nos eventos relacionados à Copa do Mundo na cidade de São Paulo. A comissão atuará entre 12/6 e 13/7. O objetivo é garantir os direitos constitucionais de manifestação, de liberdade de ir, vir e estar, possibilitando que todos aproveitem a Copa do Mundo como desejarem, seja para assistirem aos jogos ou para se manifestarem.

Formada por defensores públicos e oficiais, a comissão terá atuação nas chamadas zonas de exclusão, como nos entornos do estádio em Itaquera, e nas “Fan Fest”, para fazer o monitoramento das manifestações e o atendimento à população.

Haverá, ainda, uma equipe de defensores que se deslocará até as delegacias e ao Centro de Pronto Atendimento Judiciário em Plantão do Tribunal de Justiça (Ceprajud), para acompanhamento das pessoas e interposição de medidas urgentes, se necessárias.

A Defensoria Pública atuará também no Juizado Especial do Torcedor e no Juizado da Infância e Juventude no interior da Arena Corinthians, para atendimento das ocorrências dentro do estádio e no perímetro de segurança.

A comissão pretende manter contato direto com os comandantes das operações policiais, para, se preciso, intermediar diálogo em prol de uma atuação colaborativa. A Defensoria Pública solicitou, ainda, à Secretaria de Segurança Pública um fluxo direto de informações, para permitir o acompanhamento e monitoramento das prisões decorrentes das manifestações, atos populares e outras intercorrências relacionadas à Copa.

Os defensores públicos também irão distribuir material informativo com orientações sobre o livre exercício do direito de manifestação e o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos. Clique aqui para acessar o material.

A atuação da Defensoria Pública no período em que ocorrer os eventos da Copa do Mundo atende à missão constitucional da instituição, no que diz respeito à orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos aos necessitados.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes