Defensoria Pública de SP obtém decisão que suspende desocupação de área onde vivem cerca de 2 mil famílias carentes

vila-soma-sumare2

Com informações de Ascom/DPESP

A pedido da Defensoria Pública de São Paulo, o Tribunal de Justiça paulista (TJ-SP) concedeu acórdão suspendendo definitivamente a ordem de desocupação da Vila Soma, área na cidade de Sumaré habitada por cerca de 2 mil famílias e 9 mil pessoas, segundo estimativas dos moradores.

A decisão, que confirma medida liminar obtida pela Defensoria Pública em janeiro, atende a recurso formulado pelas defensoras públicas Ana Carvalho Ferreira Bueno de Moraes e Anaí Arantes Rodrigues, que atuam no Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo da instituição. Elas argumentaram que é necessário haver uma proposta de atendimento habitacional pelo poder público antes de se realizar a retirada das pessoas do local. “É possível vislumbrar diversas alternativas para a resolução do conflito instaurado, especialmente de atendimento ao direito constitucional à moradia, que se mostram mais adequadas que não a mera desocupação forçadas destas famílias, sem qualquer preocupação com o destino destas”, afirmaram.

Os desembargadores da 10ª Câmara de Direito Público do TJ-SP, em votação unânime, decidiram suspender a antecipação de tutela para desocupação da área concedida pelo Juízo de primeiro grau e determinaram a realização de audiência de conciliação com a presença de representantes dos moradores, dos proprietários do imóvel e órgãos públicos envolvidos (Ministério das Cidades, CDHU, Prefeitura Municipal de Sumaré, Secretaria do Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Ministério Público e Defensoria Pública).

Além de manter as cerca de nove mil pessoas na área, a decisão também reconhece a legitimidade da Defensoria para atual em favor da coletividade de moradores no processo: “Em se tratando de demanda que envolve o interesse de milhares de pessoas hipossuficientes que ocupam, de forma aparentemente irregular, a área descrita na petição inicial, está configurado o interesse jurídico para a atuação da Defensoria Pública, nos termos pleiteados, sendo desnecessária a outorga de procuração de cada um dos moradores assistidos.” Anteriormente, o Juízo de primeiro grau havia rechaçado a legitimidade de atuação da Defensoria em casos de direitos difusos e coletivos, exigindo a apresentação de procurações individuais das famílias.

A área tem cerca de 1,5 milhão de metros quadrados e pertence à massa falida da empresa Soma Equipamentos Industriais. Ocioso há mais de 20 anos, o terreno foi ocupado em junho de 2012 por cerca de 200 famílias e hoje conta com milhares de moradores.

Os proprietários moveram ação de reintegração de posse contra as famílias, obtendo decisão favorável. Porém, como não adotaram medidas para cumprir a ordem, o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública para promover a desocupação, argumentando haver lesão ao meio ambiente e à ordem urbanística. Em primeira instância, a Justiça determinou a desocupação e solicitou providências aos Ministérios da Justiça e das Cidades e às Secretarias de Estado da Habitação e da Justiça providências para realocar as pessoas. Um advogado de algumas das famílias chegou a pedir sem sucesso a suspensão da medida. Instada pela Secretaria da Justiça, a Defensoria Pública passou a atuar no caso.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes