Após proposta da Defensoria Pública de SP e da Secretaria da Justiça, escolas deverão tratar travestis e transexuais por nome social

De Ascom/DPESP

 

Após a apresentação de proposta da Defensoria Pública de SP e da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) aprovou a inclusão do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares internos das instituições públicas e privadas do sistema de ensino paulista.

Por unanimidade, o CEE-SP aprovou no dia 30/4 uma Indicação (documento com posição doutrinária sobre assunto específico) e uma Deliberação (edição de norma) sobre o tema. A decisão foi homologada pela Secretaria de Estado da Educação – à qual se vincula o Conselho, órgão normativo, deliberativo e consultivo – em resolução publicada no dia 14/5 no Diário Oficial do Estado.

Segundo a defensora pública Vanessa Alves Vieira, coordenadora do Núcleo Especializado de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria, o órgão apresentou em parceria com a Secretaria da Justiça uma minuta de Resolução sobre o tema, com base em estudos realizados desde 2012 pelo Núcleo sobre orientação sexual, identidade de gênero e uso de nome social por travestis e transexuais.

“Com a atuação da Defensoria no cotidiano, percebemos que travestis e transexuais são excluídas da escola por não terem respeitada sua identidade de gênero. Agora, essa é uma importante conquista para o respeito dessas pessoas no âmbito escolar, inclusive para que não tenham tantos problemas para se inserirem futuramente no mercado de trabalho”, afirma.

De acordo com a Defensora, o uso do nome social deverá abranger todas as escolas das redes estadual e municipais, públicas e privadas, assim como instituições de ensino superior. A inclusão do nome, a ser usado oralmente e por escrito, será feita por solicitação do aluno ou de seu responsável.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes