Defensoria Pública de SP promove debate sobre institucionalização de pessoas idosas

O Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nediped) da Defensoria Pública de São Paulo promove, no próximo dia 8 de maio (quinta-feira), o seminário “Alternativas à institucionalização de pessoas idosas”, que acontece no auditório da DPESP, no centro da capital paulista. O encontro, aberto ao público, contará com a presença, entre os debatedores, de integrantes do Observatório Nacional do Idoso, Vigilância Sanitária, do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) de São Paulo, além de membros do Centro Dia de Marília e da República de Santos, duas iniciativas de sucesso no atendimento de pessoas com mais de 60 anos.

O objetivo do debate, de acordo com a coordenadora do Núcleo, Aline Maria Fernandes Morais, é a troca de experiências bem sucedidas no acolhimento de pessoas idosas com as mais diferentes características, de forma adequada à sua necessidade. “Temos o exemplo de Marília, que possui um centro-dia onde as pessoas são recebidas exclusivamente enquanto seus familiares estão trabalhando, e neste período são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar e realizam atividades. Um equipamento que a cidade de São Paulo, por exemplo, não possui”, informa a defensora.

Ela destaca ainda a busca por um debate aprofundado a respeito dos modelos de institucionalização, não necessariamente reduzidos ao formato permanente. “Ao passo que temos uma instituição de longa permanência em Barueri, por exemplo, que atende idosos já com necessidades mais específicas e acompanhamento médico, temos a República de Santos, onde os 20 moradores vivem em uma comunidade, dividem as despesas e, por possuírem maior autonomia, podem eles mesmos cuidar uns dos outros. É preciso conhecer e aparelhar os Estados com estes equipamentos, adequados a diferentes realidades”, completou.

O seminário inicia às 8h30 da próxima quinta-feira (8). Inscrições e informações podem ser obtidas através do email: esaiki@defensoria.sp.gov.br

Print

Campanha Nacional

O seminário no antecipará abordagem do eixo que será tema do lançamento nacional da Campanha Nacional da Defensoria Pública deste ano. Com o tema “Defensores Públicos: Transformando a causa de um no benefício de todos”, o evento de lançamento acontece em São Paulo no próximo dia 19 de maio com um mutirão de atendimento direcionado ao eixo Direito dos Idosos.

O atendimento tem início às 10h no Largo de São Bento, na capital, e contará com a participação de cerca de 15 defensores públicos estaduais e outros 10 defensores federais. A ação, com encerramento previsto para as 15h,  prevê, além do atendimento efetivo à população, a distribuição de cartilhas e material de apoio, além de atividades de educação em direitos voltadas especificamente para o tema. A campanha é uma iniciativa da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep), promovida em São Paulo em parceria com a Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) e a Defensoria Pública de São Paulo.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes