Apadep parabeniza candidatos e espera indicação do mais votado para DPG

A Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) parabeniza todos os candidatos participantes do processo eleitoral e em especial a comissão organizadora e servidores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo pelo profissionalismo e excelência, manifestando votos de sucesso aos conselheiros eleitos e ao candidato mais votado para exercer o cargo de Defensor Público Geral do Estado, Rafael Valle Vernaschi.

Parabenizamos também o segundo candidato mais votado Davi Depiné pela postura democrática ao longo do processo e pelo apreço aos defensores e servidores demonstrado em todos os contatos durante a campanha. Estamos certos que sua postura de respeitar a decisão democrática da maioria dos defensores públicos, além de um grande gesto que legitima a autonomia da carreira de defensor público, reflete sua conduta desde os primórdios da Instituição como presidente desta associação.

Destaca-se ainda a postura da Defensora Pública Geral Daniela Sollberger ao longo do pleito, de forma que esperamos que a representante externa da Instituição, ao encaminhar a lista dúplice ao governador, expresse a vontade manifesta das urnas.

Por outro lado, a opção por parte do Governador por aquele que obteve a maioria absoluta (324 votos / 60% do total) indicará enorme consideração do Executivo à autonomia da Instituição, bem como reafirma o comprometimento do atual mandatário pelo fortalecimento da Defensoria Pública, Instituição criada por sua lavra, em gestão que compreendeu o ano de 2006, lembrando que em todas as eleições em que teve oportunidade de escolher o chefe da Instituição o Governador Geraldo Alckmin adotou a postura de indicar o mais votado.

A Associação Paulista de Defensores Públicos externa, assim, seu apreço à decisão da carreira bem como a expectativa democrática de indicação do mais votado, comprometendo-se a auxiliá-lo no cumprimento de sua missão constitucional de contínuo esforço em prol do amplo acesso à justiça e de construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária.

São Paulo, 27 de abril de 2014.
Diretoria da Associação Paulista de Defensores Públicos – Apadep