Eleições: Rafael Vernaschi é o mais votado para o cargo de DPG

elicoes-final

Rafael Valle Vernaschi é o mais votado pela carreira para o cargo de Defensor Público-Geral. O candidato recebeu 324 votos. O segundo colocado, Davi Eduardo Depiné Filho, recebeu 215 votos. Houve ainda 7 votos em branco e 22 nulos. Veja aqui como foi a apuração dos votos.

A lista dúplice com ambos os candidatos será enviada ao Governador do Estado, que deve nomear um dos indicados para chefiar a Defensoria Pública de São Paulo nos próximos dois anos. A Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep) externa sua expectativa de que o Governador, em que pese seu direito legal de escolha, respeite o posicionamento da carreira. O chefe do Executivo paulista tem até 15 dias para fazer a nomeação. A posse oficial do novo Defensor Público-Geral ocorre em maio e a solenidade acontecerá no dia 26 de junho.

votaçãoComissão Eleitoral prepara a contagem dos votos

Conheça os indicados

Rafael Valle Vernaschi é Defensor Público ingresso no 1º concurso da carreira e está lotado na Unidade Fazenda Pública da capital. É conselheiro eleito representante da capital e região metropolitana do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de São Paulo(2012/2014). Foi Presidente (2010/2012) e Vice-Presidente (2008/2010) da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), além de Conselheiro Consultivo da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep). Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Especialista em Direitos Humanos pela Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo – ESPGE-SP. Especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (conclusão em julho de 2014). Clique aqui e saiba mais sobre suas propostas.

Davi Eduardo Depiné Filho foi 1º Subdefensor Público-Geral entre 2010 e 2013; e 2º Subdefensor Público-Geral entre 2008 e 2010 e em 2013 e 2014. Entrou na Procuradoria do Estado em 1998 e atuou por oito anos no Tribunal do Júri da Capital. Foi diretor de comunicação da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) no biênio 2004-2006. Em 2006, optou por ingressar na recém criada Defensoria Pública de São Paulo. Foi o primeiro Presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), no biênio 2006-2008. Davi Depiné é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e é mestre em Direito Processual Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Clique aqui e saiba mais sobre suas propostas.

Conselho Superior

Além do DPG, os defensores também elegeram oito integrantes do Conselho Superior da Defensoria Pública, órgão deliberativo e normativo da instituição. O conselho é formado por 13 membros, sendo oito deles eleitos: representante de cada um dos cinco níveis da carreira, dos núcleos especializados, das regionais do interior e das regionais da capital e Grande São Paulo. O mandato dos conselheiros também é de dois anos, permitida uma reeleição.

Outros cinco integrantes são membros natos do conselho: o Defensor Público-Geral, os segundo e terceiro subdefensores, Corregedor-Geral e Ouvidor-Geral. Ainda por lei, um Defensor Público representante de entidade de classe possui direito a assento e voz durante as sessões do conselho. Veja como foi a votação:

Representante dos Núcleos Especializados, integrantes ou colaboradores
Horácio Xavier Franco Neto : 249 votos
Daniela Skromov de Albuquerque (Contraponto – Por uma Defensoria Democrática e Popular): 150 votos
Aline Rodrigues Penha (Defensoria para todos): 138 votos
Em Branco: 6 votos
Nulos: 11 votos

Representante das Defensorias Regionais do Interior
Wagner Ribeiro de Oliveira (Defensoria para todos): 235 votos
José Henrique Jacob Golin Matos: 177 votos
Mateus Oliveira Moro (Contraponto – Por uma Defensoria Democrática e Popular): 120 votos
Em Branco: 13 votos
Nulos: 9 votos

Representante da Defensoria situada na Capital e sua Região Metropolitana
Luiz Eduardo de Toledo Coelho: 278 votos
Pedro Pereira dos Santos Peres (Defensoria para todos): 176 votos
Marcelo Carneiro Novaes (Contraponto – Por uma Defensoria Democrática e Popular): 87 votos
Em Branco: 4 votos
Nulos: 9 votos

Representante do Nível I
Augusto Guilherme A. S. Barbosa (Defensoria para todos): 362 votos
Vanessa Alves Vieira (Contraponto – Por uma Defensoria Democrática e Popular): 147 votos
Em Branco: 34 votos
Nulos: 11 votos

Representante do Nível II
Rafael Bessa Yamamura (Defensoria para todos): 335 votos
Bruno Bortolucci Baghim: 188 votos
Em Branco: 20 votos
Nulos: 11 votos

Representante do Nível III
Bruno Ricardo Miragaia Souza (Defensoria para todos): 308 votos
Fabiano Brandão Majorana: 217 votos
Em Branco: 19 votos
Nulos: 10 votos

Representante do Nível IV
Alexandre Orsi Netto: 278 votos
Luciano Alencar Negrão Caserta: 133 votos
Elaine Moraes Ruas Souza (Contraponto – Por uma Defensoria Democrática e Popular): 114 votos
Em Branco: 18 votos
Nulos: 11 votos

Representante do Nível V
Pedro Antonio de Avellar: 404 votos
Em Branco: 139 votos
Nulos: 11 votos

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes