PEC 247 é aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados

Com informações de Ascom/AnadepAgência Câmara Notícias

Após intensa articulação de defensores públicos de todo o Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (19/02), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 247/2013, que fixa o prazo de oito anos para que todas as comarcas do Brasil passem a contar com defensores públicos em número suficiente. A proposta obteve 392 votos favoráveis, duas abstenções e nenhum voto contrário, ultrapassando o mínimo para completar o quórum qualificado de 308 votos, equivalente a três quintos do total.

Para o presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), Rafael Português, que participou da mobilização em Brasília, “aprovação mostra a força da Defensoria Pública e a importância de universalização de seus serviços para quem não pode pagar por um advogado. Agora, vamos continuar mobilizados até a aprovação final deste projeto fundamental para garantir o acesso à justiça da população mais pobre do país”.

pec-247-plenario

Plenário da Câmara dos Deputados durante a votação da PEC 247

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, chegou a propor a quebra de interstício, para que a proposta fosse votada em dois turnos na mesma sessão. Como não houve unanimidade entre os parlamentares, a PEC deve voltar à pauta da Casa após o prazo de cinco sessões para votação em segundo turno, conforme prevê o regimento. “No dia 12 de março, completado prazo destas cinco sessões, vamos votar esta PEC no segundo turno”, garantiu o presidente. Depois, a proposta será encaminhada à apreciação no Senado.

A PEC foi apresentada pelos deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Alessandro Molon (PT-RJ) e Andre Moura (PSC-SE).  O texto aprovado é um substitutivo elaborado pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA) em comissão especial, segundo o qual o número de defensores deverá ser proporcional à demanda efetiva pelo serviço e à respectiva população. Durante os oito anos até a implementação da Defensoria Pública em  todas unidades jurisdicionais do país, os defensores deverão trabalhar, prioritariamente, nas regiões com maiores índices de exclusão social e de adensamento populacional.

O texto também amplia a definição de Defensoria Pública na Constituição, classificando-a como instituição permanente e instrumento do regime democrático. Além da orientação jurídica, a proposta especifica que cabe à Defensoria a promoção dos direitos humanos. Quanto à defesa dos necessitados, deixa claro que ela abrange os direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, seja na via judicial ou extrajudicial.

pec-247-defensores
Defensores que acompanhavam a sessão aplaudem a aprovação do projeto

A unidade, a indivisibilidade e a independência funcional são listadas como princípios institucionais da Defensoria Pública. O texto determina ainda que será aplicado aos defensores o artigo da Constituição que trata dos princípios a serem observados na apresentação de um novo projeto de Estatuto da Magistratura pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esse estatuto está previsto na Constituição desde 1988. Até o momento, no entanto, está em vigor o Estatuto de 1979 (Lei Complementar 35). A novidade incluída pelo relator nesse tópico é que caberá privativamente à Defensoria propor ao Legislativo mudanças como a criação e a extinção de cargos e a remuneração de seu pessoal, assim como alterações em sua organização.

Carência de profissionais

Segundo o Mapa da Defensoria Pública do Brasil, estudo da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) em parceria com o Ipea, faltam defensores públicos em 72% das comarcas brasileiras, ou seja, a Defensoria Pública só está presente em 754 das 2.680 unidades jurisdicionais distribuídas em todo o país. Há 8.489 cargos criados de defensor público dos estados e do Distrito Federal, mas apenas 5.054 estão ocupados (59%). Na Defensoria Pública da União, são 1.270 cargos criados e apenas 479 ocupados para atender 58 sessões judiciárias de um total de 264 (cobertura de 22%).

Dados disponibilizados no Portal do Atlas do Acesso à Justiça no Brasil, do Ministério da Justiça, apontam ainda que o Brasil tem somente 3,93 defensores públicos para cada 100 mil habitantes. Considerando que o país conta com 311 advogados para cada grupo de 100 mil habitantes, o número de defensores públicos, que representam gratuitamente os que não têm dinheiro para contratar um profissional, é quase 80 vezes menor (3,93).

A PEC 247 já recebeu apoio do Ministério da Justiça, bem como de diversos parlamentares e representantes da sociedade civil durante audiências públicas realizadas pelo Brasil.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes