Força Nacional de defensores públicos ameniza situação, mas faltam medidas estruturais em Pedrinhas

De Rede Brasil Atual

O mutirão carcerário realizado pela Força Nacional de Defensoria Pública (FNDP) amenizou a situação no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. O trabalho está entre as medidas adotadas pelo Comitê de Gestão Integrada, que pretende enfrentar a crise no sistema penitenciário do estado. Iniciado há 15 dias, o mutirão termina esta semana.

O defensor público Yuri Costa afirmou que a ação ameniza a situação do local, levando ao preso a informação sobre a sua condição, mas não é suficiente. “São necessárias de fato outras medidas, sobretudo por parte do Executivo local, para que realmente a situação da penitenciária se estabilize de forma estrutural.”

Costa aponta que um dos principais motivos da crise foi a ausência de uma assistência jurídica. Detentos vindos do interior do estado, em processos que geraram prisão provisória ou mesmo condenação, se encontram em cidades onde não há defensor público.

O excesso de prisões provisórias e com prazo excedido superlotam as celas. O integrante da FNDC aponta que “é importante parecer que o objetivo do mutirão não é simplesmente soltar presos, mas regularizar a situação”.

Na última quinta-feira (6) houve um princípio de motim durante a recepção de visitantes em dois presídios que fazem parte do complexo. Segundo agentes da Força Nacional de Defensoria Pública, 22 celulares e muitas armas brancas foram encontradas.

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas ganhou destaque no final do ano passado quando detentos decapitaram e esquartejaram presos de facção criminosa adversária. Ao longo de 2013 foram assassinados 62 detentos.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes