POSSE POPULAR DE 10 APROVADOS DO V CONCURSO ACONTECE EM PARCERIA COM MOVIMENTOS SOCIAIS

No último dia 30/11 (sexta-feira) aconteceu a posse popular de 10 defensores públicos aprovados no último concurso da carreira. O evento – uma iniciativa da Associação Paulista de Defensores Públicos  (APADEP) em conjunto com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Escola da Defensoria Pública do Estado (EDEPE) – começou com uma caminhada no centro da cidade. O trajeto teve início na sede da DPSP, na rua Boa Vista, seguiu até o bairro da Luz e contou com a presença dos novos membros da defensoria e defensores já no exercício da profissão.

No bairro da Luz, o grupo se reuniu na sede da “Cia. Pessoal do  Faroeste”, grupo de teatro  que encena peças com temática relacionada aos direitos humanos e movimentos sociais . Ali  aconteceram vários discursos sobre a importância e simbologia da posse popular.

Para o Diretor de Articulação Social da APADEP, Douglas Tadashi Magami, a posse popular mostra a “importância do trabalho da Defensoria em  conjunto com os movimentos sociais”; para a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública de São Paulo, Luciana Zaffalon, o momento era de “renovação de votos para a luta conjunta  que visa a transformação social”; e Mônica de Melo, assistente da Diretoria da Escola de Defensoria Pública do Estado (EDEPE), ressaltou que os defensores “não podem se afastar da população e precisam respeitar o saber popular para que, junto do povo, caminhem na mesma direção”.

O ponto alto da reunião na sede da companhia de teatro foi o discurso de Nelson da Cruz Souza, o Nelsão, Coordenador do Movimento Moradia da Região Centro (MMRC), que se disse honrado em trabalhar com os companheiros da Defensoria Pública. Nelsão alertou aos novos defensores que a posse oficial é muito bonita, mas que a posse popular tem o objetivo de mostrar aos  recém ingressos na carreira que “não podem se esquecer daqueles que defendem, que devem ser tratados como iguais”.

Após um almoço realizado no próprio teatro-sede da Cia. Faroeste, todos se dirigiram à ocupação Mauá, antigo prédio abandonado da região da Luz ,que  abriga 237 famílias desde 2007.

No pátio da ocupação, a plateia ouviu relatos de moradores do local que contaram as dificuldades pelas quais passaram até conseguirem um teto para abrigar suas famílias. São histórias de pessoas que chegaram a morar nas ruas, em abrigos e que muitas vezes tiveram que optar por pagar aluguel ou comprar comida para os filhos.

Ao final, o líder do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Benedito Roberto Barbosa – o Dito – agradeceu à Defensoria Pública por  fortalecer a luta dos movimentos populares e convidou os novos defensores a receberem o certificado de posse popular das mãos dos moradores da ocupação Mauá.

Clique aqui para ver as fotos da posse popular.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes