CÂMARA MUNICIPAL DE SP PRESTA HOMENAGEM AO DEFENSOR PÚBLICO CARLOS LOUREIRO

Na última sexta-feira (17/06), a Câmara Municipal de São Paulo prestou importante homenagem ao defensor público Carlos Loureiro, coordenador entre 2006 e 2010 do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública de São Paulo. Loureiro recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, honrarias concedidas a pessoas que prestaram importantes serviços à sociedade paulistana. A homenagem foi realizada por meio de decreto legislativo de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), articulada com diversos representantes de movimentos sociais que lutam por moradia digna em São Paulo.

Carlos Loureiro é autor de mais de 70 ações civis públicas e dentre os diversos exemplos de sua atuação estão ações contra as demolições dos Edifícios São Vito e Mercúrio, no centro da cidade, atendimento às famílias do Jardim Pantanal, região do Itaim Paulista, que sofreram enchentes em suas residências no ano de 2010, além de atuar contra as remoções forçadas de famílias das mais diversas comunidades da cidade, como ocorreu com a construção do prolongamento do Rodoanel na Avenida Jacu Pêssego, em São Mateus até Mauá.

“Essa homenagem é para os movimentos sociais e para a Defensoria Pública. Episodicamente estamos aqui, mas quem merece todas as homenagens são os movimentos sociais. Este trabalho, é verdade, foi feito com extraordinário sacrifício, mas eu duvido que as ações que tenham dado certo teriam ocorrido sem a ajuda dos movimentos sociais. E eu tenho orgulho, e com certeza meus colegas também, o Núcleo, enfim, de ter ajudado no retorno, no resgate do vigor dos movimentos sociais”, disse Carlos, em seu discurso de agradecimento.

A vereadora Juliana Cardoso relatou em sua fala diversas razões para a homenagem ao defensor público. “Este é um momento de reflexão da luta por moradia digna na cidade de São Paulo. E o Dr. Carlos é um ícone dessa luta, junto com os movimentos sociais. O movimento de moradia teve esse privilégio para contar como parceiro, como aliado, um companheiro valoroso como o Dr. Carlos”, afirmou.

A esposa do defensor, a defensora pública Renata Tybiriçá, também prestou homenagens ao marido, bem como a Defensora Pública-Geral, Daniela Sollberger, o deputado estadual Adriano Diogo, o coordenador nacional da União dos Movimentos de Moradia (UMM), Benedito Barbosa, além da Promotora de Justiça Fernanda Leão de Almeida e outras lideranças dos movimentos sociais presentes.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes