CCJ DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR SOBRE A DEFENSORIA PÚBLICA

Com informações da Agência Brasil

O Projeto de Lei Complementar 28/07, que reforma a lei orgânica nacional da Defensoria Pública, foi aprovado nesta terça-feira (31/03) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. O projeto segue, agora, para votação em plenário. A proposta amplia as funções institucionais, regulamenta a autonomia funcional e democratiza a gestão dos serviços jurídicos oferecidos às pessoas carentes.

O projeto, apresentado em 2007, tem por objetivo adequar a Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública ao Artigo 134 da Constituição Federal de 1988, que foi reformulado pela emenda à Constituição, nº 45 (reforma do Judiciário), em vigor desde 2005.

Segundo informações da Agência Brasil, o relator do projeto, deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE), disse que a aprovação é um momento importante para a Defensoria Pública no país. “Esse foi um grande momento para a Defensoria. Estamos dando a condição de uma carreira para a Defensoria. Esperamos que a lei complementar, agora reformulada, possa abrir ainda mais as expectativas para que a instituição cumpra os seus objetivos”, afirmou.

Para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, a aprovação do projeto é uma iniciativa que irá favorecer o crescimento das Defensorias Públicas. “A aprovação foi um primeiro passo para o avanço da Defensoria Pública. A expectativa é de que ela chegue no mesmo patamar do Ministério Público”, disse à Agência Brasil.

A presidente da APADEP, Juliana Belloque, esteve em Brasília e informou que travou-se um longo debate de alta relevância para a Defensoria, com a participação de muitos deputados. “O plenário estava cheio, acompanhado de perto pelos defensores que interferiram diretamente nos debates. O resultado certamente foi um importante fortalecimento institucional, mesmo antes da aprovação final do projeto”, disse.

CONVÊNIOS

Exclusivo para você Defensor Público
Associados da APADEP possuem descontos promocionais nos convênios firmados pela Associação. Veja as empresas conveniadas e códigos promocionais

ASSOCIE-SE

Se você é Defensor Público e deseja se associar à APADEP, favor preencher os dados abaixo e enviar e-mail para apadep@padep.org.br, confirmando seu pedido de filiação e autorizando o débito em conta corrente.
Seja bem-vindo!

Siga-nos nas redes